Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47913
Tipo de documento: Memorial
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Entre palcos e laboratórios: os múltiplos passos de um corpo que ensina ao aprender e aprende ao ensinar
Título (s) alternativo (s): Between stages and laboratories: the multiple steps of a body that teaches while learning and learns while teaching
Autor: Teodoro, Bruno Gonzaga
Primer miembro de la banca: Bertoni, Sonia
Segundo miembro de la banca: Teixeira, Sérgio
Tercer miembro de la banca: Oliveira, Sírley Cristina
Cuarto miembro de la banca: Bonesso, Márcio
Resumen: Este texto é um memorial para promoção à classe de professor Titular da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal de Uberlândia. Apesar de toda pompa e formalidade que são atribuídas a este momento, escrevi este memorial de uma maneira muito livre e espontânea sobre memórias desde a infância até hoje. Como tenho lido muito material sobre antirracismo e decolonialidade do saber, tentei fazer uma correlação dessas leituras com meus estudos e tudo que vivi. Tentei também não hierarquizar os tipos de conhecimento, colocando no mesmo nível de importância meus conhecimentos científicos, populares e artísticos. Dividi a escrita deste memorial da seguinte maneira: Introdução, Dualismo Corpo-Mente, A Universidade – Um mundo se abriu, Especialização e Mestrado, O Instituto Federal de São Paulo, A Escola de Educação Básica (ESEBA-UFU), Conclusão. Na introdução refleti sobre este momento sobre como falar de si sem alimentar somente o ego, será que é possível? Escrevi um pouco sobre como enxergo o dualismo corpo e mente como um limitador do nosso desenvolvimento enquanto seres e enquanto nação de fato próspera. Após isto, apresentei um pouco sobre as memórias da infância e adolescência e como isso impactou na minha formação humana e de valores que tenho e acredito. Em seguida da minha vivência na Universidade Federal de Uberlândia enquanto estudante de graduação, depois sobre minhas experiência e estudos na especialização e mestrado. Toda esta trajetória foi essencial para que eu ingressasse na carreira de professor EBTT no Instituto Federal de São Paulo em 2010 e conseguisse minha redistribuição para ESEBA-UFU em 2017, dos quais descrevo em detalhes o que foi desenvolvido nestas duas instituições ao longo do texto. Esta escrita foi uma jornada de muita reflexão e um momento terapêutico de mergulhar para dentro do meu eu e repensar nas possíveis trajetórias daqui em diante.
Palabras clave: Educação física escolar
Educação antirracista
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: TEODORO, Bruno Gonzaga. Entre palcos e laboratórios: os múltiplos passos de um corpo que ensina ao aprender e aprende ao ensinar. 2025. 174 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe D) - Escola de Educação Básica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.me.2025.21.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.me.2025.21
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47913
Fecha de defensa: 11-dic-2025
Aparece en las colecciones:Memorial Descritivo - Escola de Educação Básica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EntrePalcosLaboratório.pdf39.27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons