Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeodoro, Bruno Gonzaga-
dc.date.accessioned2025-12-19T14:43:35Z-
dc.date.available2025-12-19T14:43:35Z-
dc.date.issued2025-12-11-
dc.identifier.citationTEODORO, Bruno Gonzaga. Entre palcos e laboratórios: os múltiplos passos de um corpo que ensina ao aprender e aprende ao ensinar. 2025. 174 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe D) - Escola de Educação Básica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.me.2025.21.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47913-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleEntre palcos e laboratórios: os múltiplos passos de um corpo que ensina ao aprender e aprende ao ensinarpt_BR
dc.title.alternativeBetween stages and laboratories: the multiple steps of a body that teaches while learning and learns while teachingpt_BR
dc.typeMemorialpt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Sonia-
dc.contributor.referee2Teixeira, Sérgio-
dc.contributor.referee3Oliveira, Sírley Cristina-
dc.contributor.referee4Bonesso, Márcio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742489230149711pt_BR
dc.description.resumoEste texto é um memorial para promoção à classe de professor Titular da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal de Uberlândia. Apesar de toda pompa e formalidade que são atribuídas a este momento, escrevi este memorial de uma maneira muito livre e espontânea sobre memórias desde a infância até hoje. Como tenho lido muito material sobre antirracismo e decolonialidade do saber, tentei fazer uma correlação dessas leituras com meus estudos e tudo que vivi. Tentei também não hierarquizar os tipos de conhecimento, colocando no mesmo nível de importância meus conhecimentos científicos, populares e artísticos. Dividi a escrita deste memorial da seguinte maneira: Introdução, Dualismo Corpo-Mente, A Universidade – Um mundo se abriu, Especialização e Mestrado, O Instituto Federal de São Paulo, A Escola de Educação Básica (ESEBA-UFU), Conclusão. Na introdução refleti sobre este momento sobre como falar de si sem alimentar somente o ego, será que é possível? Escrevi um pouco sobre como enxergo o dualismo corpo e mente como um limitador do nosso desenvolvimento enquanto seres e enquanto nação de fato próspera. Após isto, apresentei um pouco sobre as memórias da infância e adolescência e como isso impactou na minha formação humana e de valores que tenho e acredito. Em seguida da minha vivência na Universidade Federal de Uberlândia enquanto estudante de graduação, depois sobre minhas experiência e estudos na especialização e mestrado. Toda esta trajetória foi essencial para que eu ingressasse na carreira de professor EBTT no Instituto Federal de São Paulo em 2010 e conseguisse minha redistribuição para ESEBA-UFU em 2017, dos quais descrevo em detalhes o que foi desenvolvido nestas duas instituições ao longo do texto. Esta escrita foi uma jornada de muita reflexão e um momento terapêutico de mergulhar para dentro do meu eu e repensar nas possíveis trajetórias daqui em diante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.sizeorduration174pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.me.2025.21pt_BR
dc.crossref.doibatchidfd6885f4-2c25-47d1-8079-969164d9dbdb-
Appears in Collections:Memorial Descritivo - Escola de Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntrePalcosLaboratório.pdf39.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons