Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47804| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-5496-4072 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | A alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua: contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajard |
| Alternate title (s): | The literacy of deaf children in portuguese as a second aanguage: contributions from the pedagogical practices of Élie Bajard |
| Author: | Rodrigues, Clara Borges Japiassú |
| First Advisor: | Lima, Marcia Dias |
| First member of the Committee: | Silva, Lázara Cristina |
| Second member of the Committee: | Garibaldi, Rochele Karine Marques |
| Third member of the Committee: | Ferreira, Lavine Rocha Cardoso |
| Summary: | Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial, da Faculdade de Educação (FACEd) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nesse contexto, estudamos as contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajard para a alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi investigar o subsídio das propostas e pesquisas desse teórico para a aprendizagem desse público, em contraposição às limitações apresentadas pelo método fônico. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, servindo-nos, na investigação, do arcabouço teórico já existente sobre o tema abordado. Quanto aos resultados, foi possível perceber que as propostas pedagógicas de Bajard contribuem para uma melhor compreensão da língua escrita por parte dos surdos, uma vez que estimulam seu aspecto visual. Desse modo, elas favorecem a aquisição da Língua Portuguesa como L2 de forma mais humanizadora e significativa. Além disso, pelo fato de proporem saberes centrados na construção de sentido, tais como a cerimônia do nome próprio, a importância do signo gráfico e a descoberta do texto, as propostas de Bajard têm como potencialidade promover uma aprendizagem mais contextualizada, crítica e culturalmente situada para as crianças surdas. |
| Abstract: | This article is the result of research conducted as part of a postgraduate specialization in Special Education at the Faculty of Education (FACEd) of the Federal University of Uberlândia (UFU). In this context, we studied the contributions of Élie Bajard's pedagogical practices to the literacy of deaf children in Portuguese as a second language. Therefore, the objective of this work was to investigate the support of this theorist's proposals and research for the learning of this population, in contrast to the limitations presented by the phonics method. As a methodology, we used bibliographic research, drawing on the existing theoretical framework on the subject. Regarding the results, it was possible to perceive that Bajard's pedagogical proposals contribute to a better understanding of written language by deaf individuals, since they stimulate its visual aspect. In this way, they favor the acquisition of Portuguese as a second language in a more humanizing and meaningful way. Furthermore, because they propose knowledge centered on the construction of meaning, such as the ceremony of the proper name, the importance of the graphic sign, and the discovery of the text, Bajard's proposals have the potential to promote a more contextualized, critical, and culturally situated learning experience for deaf children. |
| Keywords: | Linguística Educação Elie Bajard Surdos |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | RODRIGUES, Clara Borges Japiassú. Alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua: contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajard. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial: Alfabetização e atendimento educacional especializado em deficiências sensoriais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47804 |
| Date of defense: | 30-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Especialização Lato Sensu |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AlfabetizaçãoCriançasSurdas.pdf | Trabalho de conclusão de curso especialização | 244.99 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
