Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Clara Borges Japiassú-
dc.date.accessioned2025-12-05T16:42:29Z-
dc.date.available2025-12-05T16:42:29Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Clara Borges Japiassú. Alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua: contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajard. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial: Alfabetização e atendimento educacional especializado em deficiências sensoriais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47804-
dc.description.abstractThis article is the result of research conducted as part of a postgraduate specialization in Special Education at the Faculty of Education (FACEd) of the Federal University of Uberlândia (UFU). In this context, we studied the contributions of Élie Bajard's pedagogical practices to the literacy of deaf children in Portuguese as a second language. Therefore, the objective of this work was to investigate the support of this theorist's proposals and research for the learning of this population, in contrast to the limitations presented by the phonics method. As a methodology, we used bibliographic research, drawing on the existing theoretical framework on the subject. Regarding the results, it was possible to perceive that Bajard's pedagogical proposals contribute to a better understanding of written language by deaf individuals, since they stimulate its visual aspect. In this way, they favor the acquisition of Portuguese as a second language in a more humanizing and meaningful way. Furthermore, because they propose knowledge centered on the construction of meaning, such as the ceremony of the proper name, the importance of the graphic sign, and the discovery of the text, Bajard's proposals have the potential to promote a more contextualized, critical, and culturally situated learning experience for deaf children.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAU - Fundação de Apoio Universitáriopt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectElie Bajardpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleA alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua: contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajardpt_BR
dc.title.alternativeThe literacy of deaf children in portuguese as a second aanguage: contributions from the pedagogical practices of Élie Bajardpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcia Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5166256643311830pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lázara Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848916629140009pt_BR
dc.contributor.referee2Garibaldi, Rochele Karine Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154403607598062pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Lavine Rocha Cardoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7750540569099048pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada na pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial, da Faculdade de Educação (FACEd) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nesse contexto, estudamos as contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajard para a alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi investigar o subsídio das propostas e pesquisas desse teórico para a aprendizagem desse público, em contraposição às limitações apresentadas pelo método fônico. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, servindo-nos, na investigação, do arcabouço teórico já existente sobre o tema abordado. Quanto aos resultados, foi possível perceber que as propostas pedagógicas de Bajard contribuem para uma melhor compreensão da língua escrita por parte dos surdos, uma vez que estimulam seu aspecto visual. Desse modo, elas favorecem a aquisição da Língua Portuguesa como L2 de forma mais humanizadora e significativa. Além disso, pelo fato de proporem saberes centrados na construção de sentido, tais como a cerimônia do nome próprio, a importância do signo gráfico e a descoberta do texto, as propostas de Bajard têm como potencialidade promover uma aprendizagem mais contextualizada, crítica e culturalmente situada para as crianças surdas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration14pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.orcid.putcode198894540-
Appears in Collections:TCC - Especialização Lato Sensu

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlfabetizaçãoCriançasSurdas.pdfTrabalho de conclusão de curso especialização244.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons