Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47804
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-5496-4072
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua: contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajard
Título (s) alternativo (s): The literacy of deaf children in portuguese as a second aanguage: contributions from the pedagogical practices of Élie Bajard
Autor: Rodrigues, Clara Borges Japiassú
Primer orientador: Lima, Marcia Dias
Primer miembro de la banca: Silva, Lázara Cristina
Segundo miembro de la banca: Garibaldi, Rochele Karine Marques
Tercer miembro de la banca: Ferreira, Lavine Rocha Cardoso
Resumen: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial, da Faculdade de Educação (FACEd) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nesse contexto, estudamos as contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajard para a alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi investigar o subsídio das propostas e pesquisas desse teórico para a aprendizagem desse público, em contraposição às limitações apresentadas pelo método fônico. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, servindo-nos, na investigação, do arcabouço teórico já existente sobre o tema abordado. Quanto aos resultados, foi possível perceber que as propostas pedagógicas de Bajard contribuem para uma melhor compreensão da língua escrita por parte dos surdos, uma vez que estimulam seu aspecto visual. Desse modo, elas favorecem a aquisição da Língua Portuguesa como L2 de forma mais humanizadora e significativa. Além disso, pelo fato de proporem saberes centrados na construção de sentido, tais como a cerimônia do nome próprio, a importância do signo gráfico e a descoberta do texto, as propostas de Bajard têm como potencialidade promover uma aprendizagem mais contextualizada, crítica e culturalmente situada para as crianças surdas.
Abstract: This article is the result of research conducted as part of a postgraduate specialization in Special Education at the Faculty of Education (FACEd) of the Federal University of Uberlândia (UFU). In this context, we studied the contributions of Élie Bajard's pedagogical practices to the literacy of deaf children in Portuguese as a second language. Therefore, the objective of this work was to investigate the support of this theorist's proposals and research for the learning of this population, in contrast to the limitations presented by the phonics method. As a methodology, we used bibliographic research, drawing on the existing theoretical framework on the subject. Regarding the results, it was possible to perceive that Bajard's pedagogical proposals contribute to a better understanding of written language by deaf individuals, since they stimulate its visual aspect. In this way, they favor the acquisition of Portuguese as a second language in a more humanizing and meaningful way. Furthermore, because they propose knowledge centered on the construction of meaning, such as the ceremony of the proper name, the importance of the graphic sign, and the discovery of the text, Bajard's proposals have the potential to promote a more contextualized, critical, and culturally situated learning experience for deaf children.
Palabras clave: Linguística
Educação
Elie Bajard
Surdos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RODRIGUES, Clara Borges Japiassú. Alfabetização de crianças surdas em português como segunda língua: contribuições das práticas pedagógicas de Élie Bajard. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial: Alfabetização e atendimento educacional especializado em deficiências sensoriais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47804
Fecha de defensa: 30-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Especialização Lato Sensu

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AlfabetizaçãoCriançasSurdas.pdfTrabalho de conclusão de curso especialização244.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons