Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47767
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Arquitetura e o fazer: espaço de prática e experimentação na Universidade Federal de Uberlândia
Autor: Silva, Larissa Vasconcelos Ishiyama
Primer orientador: Vilela Junior, Adalberto José
Primer miembro de la banca: Laverde, Albenise
Segundo miembro de la banca: Cunha, Claudia dos Reis
Tercer miembro de la banca: Araújo, Andressa da Costa
Resumen: Este trabalho aborda a importância da integração entre teoria e prática no ensino de arquitetura, especialmente no contexto do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Uberlândia. Considerando a atual separação entre a figura do arquiteto projetista e a prática de construção, - tendo sido abordada nesta pesquisa o histórico que levou a essa realidade -, propõe-se um Espaço de Prática e Experimentação como objeto que resgata a concepção original de um arquiteto próximo do ato construtivo, favorecendo o raciocínio projetual alinhado à realidade prática. Dessa maneira, se pretende que o Espaço possa funcionar como ferramenta pedagógica para formar arquitetos socialmente responsáveis, capazes de unir desenho e construção com uma compreensão prática e crítica, possibilitando, assim, uma formação íntima da prática, o que permitirá aos alunos lidar com as complexidades sociais e materiais do contexto em que atuam.
Abstract: This work addresses the importance of integrating theory and practice in architectural education, particularly within the context of the Architecture and Urban Planning program at the Federal University of Uberlândia. Considering the current separation between the figure of the architect as designer and construction practice - with the historical background that led to this reality being addressed in this research, a Space for Practice and Experimentation is proposed as an object that rescues the original conception of an architect close to the constructive act, favoring design reasoning aligned with practical reality. In this manner, the Space is intended to function as a pedagogical tool for training socially responsible architects, capable of uniting design and construction with practical and critical understanding, thus enabling an intimate formation in practice that will allow students to deal with the social and material complexities of the context in which they operate.
Palabras clave: Espaço experimental
Arquitetura e o Fazer
Prática Pedagógica
Raciocínio Projetual
Contexto
Materiais
Experimental space
Architecture and Making
Pedagogical Practice
Design Reasoning
Context
Materials
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Larissa Vasconcelos Ishiyama. Arquitetura e o fazer: espaço de prática e experimentação na Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47767
Fecha de defensa: 15-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ArquiteturaFazerEspaçoBanner.pdfBanner de apresentação do projeto5.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
ArquiteturaFazerEspaçoMonografia.pdfTCC38.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
ArquiteturaFazerEspaçoPranchas.pdfPranchas14.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.