Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47767| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Arquitetura e o fazer: espaço de prática e experimentação na Universidade Federal de Uberlândia |
| Autor(es): | Silva, Larissa Vasconcelos Ishiyama |
| Primeiro orientador: | Vilela Junior, Adalberto José |
| Primeiro membro da banca: | Laverde, Albenise |
| Segundo membro da banca: | Cunha, Claudia dos Reis |
| Terceiro membro da banca: | Araújo, Andressa da Costa |
| Resumo: | Este trabalho aborda a importância da integração entre teoria e prática no ensino de arquitetura, especialmente no contexto do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Uberlândia. Considerando a atual separação entre a figura do arquiteto projetista e a prática de construção, - tendo sido abordada nesta pesquisa o histórico que levou a essa realidade -, propõe-se um Espaço de Prática e Experimentação como objeto que resgata a concepção original de um arquiteto próximo do ato construtivo, favorecendo o raciocínio projetual alinhado à realidade prática. Dessa maneira, se pretende que o Espaço possa funcionar como ferramenta pedagógica para formar arquitetos socialmente responsáveis, capazes de unir desenho e construção com uma compreensão prática e crítica, possibilitando, assim, uma formação íntima da prática, o que permitirá aos alunos lidar com as complexidades sociais e materiais do contexto em que atuam. |
| Abstract: | This work addresses the importance of integrating theory and practice in architectural education, particularly within the context of the Architecture and Urban Planning program at the Federal University of Uberlândia. Considering the current separation between the figure of the architect as designer and construction practice - with the historical background that led to this reality being addressed in this research, a Space for Practice and Experimentation is proposed as an object that rescues the original conception of an architect close to the constructive act, favoring design reasoning aligned with practical reality. In this manner, the Space is intended to function as a pedagogical tool for training socially responsible architects, capable of uniting design and construction with practical and critical understanding, thus enabling an intimate formation in practice that will allow students to deal with the social and material complexities of the context in which they operate. |
| Palavras-chave: | Espaço experimental Arquitetura e o Fazer Prática Pedagógica Raciocínio Projetual Contexto Materiais Experimental space Architecture and Making Pedagogical Practice Design Reasoning Context Materials |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Larissa Vasconcelos Ishiyama. Arquitetura e o fazer: espaço de prática e experimentação na Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47767 |
| Data de defesa: | 15-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ArquiteturaFazerEspaçoBanner.pdf | Banner de apresentação do projeto | 5.2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| ArquiteturaFazerEspaçoMonografia.pdf | TCC | 38.66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| ArquiteturaFazerEspaçoPranchas.pdf | Pranchas | 14.58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


