Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47658| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma análise documental: a forma abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o Cerrado, e seus impactos no sentimento de pertencimento e apego ao Lugar e implicações na Conservação do Bioma. |
| Título (s) alternativo (s): | A documentary analysis: the approach taken in the National Common Curricular Base (BNCC) regarding the Cerrado, and its impacts on the feeling of belonging and attachment to the place and implications for the conservation of the biome |
| Autor: | Araujo, Brenno Vieira |
| Primer orientador: | Barbosa, Tulio |
| Primer miembro de la banca: | Gonçalves, Amanda Regina |
| Segundo miembro de la banca: | Costa, Rildo Aparecido |
| Resumen: | O presente trabalho, tem como relevância a contribuição à uma visão crítica a forma a qual é constituída o bioma Cerrado na BNCC a partir do ensino de geografia. Com o objetivo central de compreender seus impactos formativos na educação ambiental perante a urgente necessidade de preservação da natureza diante dos impactos da produção capitalista. Desta forma foi construído o trabalho a partir da leitura documento da BNCC e leis referentes à educação ambiental, junto a análise qualiquantitativa de ocorrências de termos/categorias selecionados no currículo, foram desenvolvidos análises cartográficas e produção de mapas que colaboraram para a justificava do trabalho. O trabalho demonstrou a enorme e urgente necessidade de mudanças e melhorias no que se diz respeito a abordagem cientifica e pedagógica quanto ao bioma Cerrado nas aulas de geografia e educação ambiental no ensino básico regular, fazendo uso de conceitos como topofilia e “place attachment” para sustentar a importância de uma educação voltada para a preservação do meio ambiente. |
| Abstract: | This study is relevant for providing a critical view of how the Cerrado biome is framed within the Common National Curricular Base (BNCC) in the context of geography education. Its central objective is to understand the formative impacts of this framing on environmental education, given the urgent need for nature preservation in the face of capitalist production impacts. The research methodology involved the analysis of the BNCC document and relevant environmental education legislation, combined with a qualitative and quantitative analysis of the occurrences of selected terms/categories within the curriculum. Additionally, cartographic analyses and map production were developed to support the study's justification. The work demonstrated an immense and urgent need for changes and improvements in the scientific and pedagogical approach to the Cerrado biome within geography and environmental education classes in regular basic schooling. Concepts such as topophilia and "place attachment" were used to substantiate the importance of an education focused on environmental preservation. |
| Palabras clave: | Cerrado BNCC Educação ambiental Sentimento de apego ao lugar |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | ARAUJO, Brenno Vieira. Uma análise documental: a forma abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o Cerrado, e seus impactos no sentimento de pertencimento e apego ao Lugar e implicações na Conservação do Bioma. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47658 |
| Fecha de defensa: | 22-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.