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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47622| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-0968-7212 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Cinema e Educação em Ciências e Biologia: corpo, comida e relações de poder no filme “Estômago” |
| Título(s) alternativo(s): | Cinema and Education in Science and Biology: body, food and power relations in the film “Estômago” |
| Autor(es): | Queiroz, Victória dos Santos |
| Primeiro orientador: | Sales, Tiago Amaral |
| Primeiro membro da banca: | Bacri, Ana Paula Romero |
| Segundo membro da banca: | Silva, Carlos Augusto Silva e |
| Resumo: | O presente trabalho é uma investigação que ocorre a partir do filme “Estômago” (2007), dirigido por Marcos Jorge, discorrendo com discussões teóricas sobre cinema, corpo, comida, educação, relações de poder, tendo como apoio teórico autores como Maura Penna para compreensão sobre o processo de migração no Brasil e Butler e Foucault, para compreender a naturalização das desigualdades e as formas sutis de dominação no cotidiano. O estudo parte da percepção do cinema como ferramenta pedagógica, dispositivo artístico, meio de identificação e recurso para compreensão do mundo. A pesquisa surge de uma experiência pessoal da autora com a obra, atravessada por questões identitárias e vivências culturais. O filme é pensado como maneira de refletir acerca das dinâmicas sociais brasileiras, abordando temas como a disciplina, biopolítica e hierarquia. Por meio de cenas-chave, o trabalho investiga como o poder é capaz de moldar identidades, reforçar desigualdades e ilustrar como a sujeição pode conviver com resistência simbólica. Por fim, reforça-se o papel do cinema como recurso educacional, capaz de promover reflexões e debates sobre temas complexos como exclusão social, relações de poder, identidade e defendo sua utilização como prática pedagógica ativa como ferramenta de conscientização e formação. |
| Palavras-chave: | Cinema e Educação Estômago Identidade Michel Foucault Relações de Poder |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | QUEIROZ, Victória dos Santos. Cinema e Educação em Ciências e Biologia: corpo, comida e relações de poder no filme “Estômago”. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47622 |
| Data de defesa: | 19-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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