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dc.creatorQueiroz, Victória dos Santos-
dc.date.accessioned2025-11-10T12:34:57Z-
dc.date.available2025-11-10T12:34:57Z-
dc.date.issued2025-11-19-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Victória dos Santos. Cinema e Educação em Ciências e Biologia: corpo, comida e relações de poder no filme “Estômago”. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47622-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectCinema e Educaçãopt_BR
dc.subjectEstômagopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectRelações de Poderpt_BR
dc.titleCinema e Educação em Ciências e Biologia: corpo, comida e relações de poder no filme “Estômago”pt_BR
dc.title.alternativeCinema and Education in Science and Biology: body, food and power relations in the film “Estômago”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.contributor.referee1Bacri, Ana Paula Romero-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7556677377654681pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Carlos Augusto Silva e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2683415374279548pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8916328923907021pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma investigação que ocorre a partir do filme “Estômago” (2007), dirigido por Marcos Jorge, discorrendo com discussões teóricas sobre cinema, corpo, comida, educação, relações de poder, tendo como apoio teórico autores como Maura Penna para compreensão sobre o processo de migração no Brasil e Butler e Foucault, para compreender a naturalização das desigualdades e as formas sutis de dominação no cotidiano. O estudo parte da percepção do cinema como ferramenta pedagógica, dispositivo artístico, meio de identificação e recurso para compreensão do mundo. A pesquisa surge de uma experiência pessoal da autora com a obra, atravessada por questões identitárias e vivências culturais. O filme é pensado como maneira de refletir acerca das dinâmicas sociais brasileiras, abordando temas como a disciplina, biopolítica e hierarquia. Por meio de cenas-chave, o trabalho investiga como o poder é capaz de moldar identidades, reforçar desigualdades e ilustrar como a sujeição pode conviver com resistência simbólica. Por fim, reforça-se o papel do cinema como recurso educacional, capaz de promover reflexões e debates sobre temas complexos como exclusão social, relações de poder, identidade e defendo sua utilização como prática pedagógica ativa como ferramenta de conscientização e formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode196591412-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

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