Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47622Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Queiroz, Victória dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T12:34:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-10T12:34:57Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-19 | - |
| dc.identifier.citation | QUEIROZ, Victória dos Santos. Cinema e Educação em Ciências e Biologia: corpo, comida e relações de poder no filme “Estômago”. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47622 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Cinema e Educação | pt_BR |
| dc.subject | Estômago | pt_BR |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
| dc.subject | Relações de Poder | pt_BR |
| dc.title | Cinema e Educação em Ciências e Biologia: corpo, comida e relações de poder no filme “Estômago” | pt_BR |
| dc.title.alternative | Cinema and Education in Science and Biology: body, food and power relations in the film “Estômago” | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sales, Tiago Amaral | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2295345372533795 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Bacri, Ana Paula Romero | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7556677377654681 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Carlos Augusto Silva e | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2683415374279548 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8916328923907021 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho é uma investigação que ocorre a partir do filme “Estômago” (2007), dirigido por Marcos Jorge, discorrendo com discussões teóricas sobre cinema, corpo, comida, educação, relações de poder, tendo como apoio teórico autores como Maura Penna para compreensão sobre o processo de migração no Brasil e Butler e Foucault, para compreender a naturalização das desigualdades e as formas sutis de dominação no cotidiano. O estudo parte da percepção do cinema como ferramenta pedagógica, dispositivo artístico, meio de identificação e recurso para compreensão do mundo. A pesquisa surge de uma experiência pessoal da autora com a obra, atravessada por questões identitárias e vivências culturais. O filme é pensado como maneira de refletir acerca das dinâmicas sociais brasileiras, abordando temas como a disciplina, biopolítica e hierarquia. Por meio de cenas-chave, o trabalho investiga como o poder é capaz de moldar identidades, reforçar desigualdades e ilustrar como a sujeição pode conviver com resistência simbólica. Por fim, reforça-se o papel do cinema como recurso educacional, capaz de promover reflexões e debates sobre temas complexos como exclusão social, relações de poder, identidade e defendo sua utilização como prática pedagógica ativa como ferramenta de conscientização e formação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 196591412 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CinemaEducaçãoCiênciasBiológicas.pdf | TCC | 2.42 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
