Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47622
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-0968-7212
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cinema e Educação em Ciências e Biologia: corpo, comida e relações de poder no filme “Estômago”
Título (s) alternativo (s): Cinema and Education in Science and Biology: body, food and power relations in the film “Estômago”
Autor: Queiroz, Victória dos Santos
Primer orientador: Sales, Tiago Amaral
Primer miembro de la banca: Bacri, Ana Paula Romero
Segundo miembro de la banca: Silva, Carlos Augusto Silva e
Resumen: O presente trabalho é uma investigação que ocorre a partir do filme “Estômago” (2007), dirigido por Marcos Jorge, discorrendo com discussões teóricas sobre cinema, corpo, comida, educação, relações de poder, tendo como apoio teórico autores como Maura Penna para compreensão sobre o processo de migração no Brasil e Butler e Foucault, para compreender a naturalização das desigualdades e as formas sutis de dominação no cotidiano. O estudo parte da percepção do cinema como ferramenta pedagógica, dispositivo artístico, meio de identificação e recurso para compreensão do mundo. A pesquisa surge de uma experiência pessoal da autora com a obra, atravessada por questões identitárias e vivências culturais. O filme é pensado como maneira de refletir acerca das dinâmicas sociais brasileiras, abordando temas como a disciplina, biopolítica e hierarquia. Por meio de cenas-chave, o trabalho investiga como o poder é capaz de moldar identidades, reforçar desigualdades e ilustrar como a sujeição pode conviver com resistência simbólica. Por fim, reforça-se o papel do cinema como recurso educacional, capaz de promover reflexões e debates sobre temas complexos como exclusão social, relações de poder, identidade e defendo sua utilização como prática pedagógica ativa como ferramenta de conscientização e formação.
Palabras clave: Cinema e Educação
Estômago
Identidade
Michel Foucault
Relações de Poder
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: QUEIROZ, Victória dos Santos. Cinema e Educação em Ciências e Biologia: corpo, comida e relações de poder no filme “Estômago”. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47622
Fecha de defensa: 19-nov-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CinemaEducaçãoCiênciasBiológicas.pdfTCC2.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons