Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47534| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-9907-2042 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Diário “Vislumbres de que ela está ali”: A Poética Materna do Enquanto como trama da produção artística e acadêmica |
| Author: | Dias, Amanda Soares Ribeiro |
| First Advisor: | Borges, Clarissa Monteiro |
| First member of the Committee: | Duarte, Ana Helena da Silva Delfino |
| Second member of the Committee: | Rampin, Priscila Arantes |
| Summary: | Este trabalho investiga a maternidade como força motriz da produção artística, tomando como eixo a Poética Materna do Enquanto, proposta por Marta Mencarini Guimarães (2024). A pesquisa se estrutura pela autoetnografia, que permite acolher experiências íntimas e conectá las ao campo social, legitimando o cotidiano como espaço de produção artística e acadêmica. O estudo constitui-se como um diário e, ao longo do percurso, são revisitadas séries de trabalhos que antecedem a produção central, como Como descobri o ser filha a partir do ser mãe, marcada pela elaboração de sentimentos dolorosos; Dequitação, no ateliê de processos gráficos, em que a materialidade da gravura e a poética do arquivo foram exploradas; e Dilatei e expandi, serigrafia que afirma a potência criativa do corpo materno. O núcleo desta monografia concentra-se na série de pinturas Vislumbres de que ela está ali, composta por cinco pinturas que retratam fragmentos do espaço doméstico atravessados pela presença infantil. Produzidas a partir de registros fotográficos do lar, as obras instauram diálogos entre o íntimo e o coletivo, entre o cotidiano e a criação, entre memória e invenção. O processo se constrói não apesar das interrupções, mas através delas, afirmando pausas, fragmentações e fissuras como modos legítimos de produção artística. Como resultado, o trabalho aponta para a maternidade como força criadora e investigativa, reafirmando a autoetnografia como metodologia fértil para pesquisas que busquem tensionar fronteiras entre vida, arte e academia. |
| Abstract: | This work investigates motherhood as the driving force of artistic production, taking as its theoretical axis the Poética Materna do Enquanto (Maternal Poetics of the Meanwhile), proposed by Marta Mencarini Guimarães (2024). The research is structured through autoethnography, which allows intimate experiences to be embraced and connected to the social sphere, legitimizing everyday life as a space for artistic and academic production. The study unfolds as a diary and, throughout its course, revisits earlier series of works that preceded the central production, such as How to Discover Being a Daughter from Being a Mother, marked by the elaboration of painful feelings; Dequitação, developed in the Graphic Processes Studio, where the materiality of printmaking and the poetics of the archive were explored; and Dilatei e Expandi, a serigraph that affirms the creative power of the maternal body. The core of this monograph focuses on the painting series Vislumbres de que ela está ali (Glimpses that She Is There), composed of five works that depict fragments of domestic spaces traversed by the presence of the child. Produced from photographic records of the home, the paintings establish dialogues between the intimate and the collective, between everyday life and artistic creation, between memory and invention. The process unfolds not despite interruptions, but through them, affirming pauses, fragmentations, and fissures as legitimate modes of artistic production. As a result, this research points to motherhood as a creative and investigative force, reaffirming autoethnography as a fertile methodology for studies that seek to blur the boundaries between life, art, and academia. |
| Keywords: | Diário Diary Maternidade Motherhood Processo criativo Creative process Arte contemporânea Contemporary art Pintura Painting |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | DIAS, Amanda Soares Ribeiro. Diário “Vislumbres de que ela está ali”: A Poética Materna do Enquanto como trama da produção artística e acadêmica. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47534 |
| Date of defense: | 24-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DiárioVislumbresEla.pdf | TCC | 8.48 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
