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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9907-2042
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Diário “Vislumbres de que ela está ali”: A Poética Materna do Enquanto como trama da produção artística e acadêmica
Autor(es): Dias, Amanda Soares Ribeiro
Primeiro orientador: Borges, Clarissa Monteiro
Primeiro membro da banca: Duarte, Ana Helena da Silva Delfino
Segundo membro da banca: Rampin, Priscila Arantes
Resumo: Este trabalho investiga a maternidade como força motriz da produção artística, tomando como eixo a Poética Materna do Enquanto, proposta por Marta Mencarini Guimarães (2024). A pesquisa se estrutura pela autoetnografia, que permite acolher experiências íntimas e conectá las ao campo social, legitimando o cotidiano como espaço de produção artística e acadêmica. O estudo constitui-se como um diário e, ao longo do percurso, são revisitadas séries de trabalhos que antecedem a produção central, como Como descobri o ser filha a partir do ser mãe, marcada pela elaboração de sentimentos dolorosos; Dequitação, no ateliê de processos gráficos, em que a materialidade da gravura e a poética do arquivo foram exploradas; e Dilatei e expandi, serigrafia que afirma a potência criativa do corpo materno. O núcleo desta monografia concentra-se na série de pinturas Vislumbres de que ela está ali, composta por cinco pinturas que retratam fragmentos do espaço doméstico atravessados pela presença infantil. Produzidas a partir de registros fotográficos do lar, as obras instauram diálogos entre o íntimo e o coletivo, entre o cotidiano e a criação, entre memória e invenção. O processo se constrói não apesar das interrupções, mas através delas, afirmando pausas, fragmentações e fissuras como modos legítimos de produção artística. Como resultado, o trabalho aponta para a maternidade como força criadora e investigativa, reafirmando a autoetnografia como metodologia fértil para pesquisas que busquem tensionar fronteiras entre vida, arte e academia.
Abstract: This work investigates motherhood as the driving force of artistic production, taking as its theoretical axis the Poética Materna do Enquanto (Maternal Poetics of the Meanwhile), proposed by Marta Mencarini Guimarães (2024). The research is structured through autoethnography, which allows intimate experiences to be embraced and connected to the social sphere, legitimizing everyday life as a space for artistic and academic production. The study unfolds as a diary and, throughout its course, revisits earlier series of works that preceded the central production, such as How to Discover Being a Daughter from Being a Mother, marked by the elaboration of painful feelings; Dequitação, developed in the Graphic Processes Studio, where the materiality of printmaking and the poetics of the archive were explored; and Dilatei e Expandi, a serigraph that affirms the creative power of the maternal body. The core of this monograph focuses on the painting series Vislumbres de que ela está ali (Glimpses that She Is There), composed of five works that depict fragments of domestic spaces traversed by the presence of the child. Produced from photographic records of the home, the paintings establish dialogues between the intimate and the collective, between everyday life and artistic creation, between memory and invention. The process unfolds not despite interruptions, but through them, affirming pauses, fragmentations, and fissures as legitimate modes of artistic production. As a result, this research points to motherhood as a creative and investigative force, reaffirming autoethnography as a fertile methodology for studies that seek to blur the boundaries between life, art, and academia.
Palavras-chave: Diário
Diary
Maternidade
Motherhood
Processo criativo
Creative process
Arte contemporânea
Contemporary art
Pintura
Painting
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DIAS, Amanda Soares Ribeiro. Diário “Vislumbres de que ela está ali”: A Poética Materna do Enquanto como trama da produção artística e acadêmica. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47534
Data de defesa: 24-Set-2025
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