Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47534
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDias, Amanda Soares Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-10-31T14:03:56Z-
dc.date.available2025-10-31T14:03:56Z-
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.citationDIAS, Amanda Soares Ribeiro. Diário “Vislumbres de que ela está ali”: A Poética Materna do Enquanto como trama da produção artística e acadêmica. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47534-
dc.description.abstractThis work investigates motherhood as the driving force of artistic production, taking as its theoretical axis the Poética Materna do Enquanto (Maternal Poetics of the Meanwhile), proposed by Marta Mencarini Guimarães (2024). The research is structured through autoethnography, which allows intimate experiences to be embraced and connected to the social sphere, legitimizing everyday life as a space for artistic and academic production. The study unfolds as a diary and, throughout its course, revisits earlier series of works that preceded the central production, such as How to Discover Being a Daughter from Being a Mother, marked by the elaboration of painful feelings; Dequitação, developed in the Graphic Processes Studio, where the materiality of printmaking and the poetics of the archive were explored; and Dilatei e Expandi, a serigraph that affirms the creative power of the maternal body. The core of this monograph focuses on the painting series Vislumbres de que ela está ali (Glimpses that She Is There), composed of five works that depict fragments of domestic spaces traversed by the presence of the child. Produced from photographic records of the home, the paintings establish dialogues between the intimate and the collective, between everyday life and artistic creation, between memory and invention. The process unfolds not despite interruptions, but through them, affirming pauses, fragmentations, and fissures as legitimate modes of artistic production. As a result, this research points to motherhood as a creative and investigative force, reaffirming autoethnography as a fertile methodology for studies that seek to blur the boundaries between life, art, and academia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDiáriopt_BR
dc.subjectDiarypt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectMotherhoodpt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.titleDiário “Vislumbres de que ela está ali”: A Poética Materna do Enquanto como trama da produção artística e acadêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Clarissa Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819729569748981pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979644366089603pt_BR
dc.contributor.referee2Rampin, Priscila Arantes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3247217836806199pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a maternidade como força motriz da produção artística, tomando como eixo a Poética Materna do Enquanto, proposta por Marta Mencarini Guimarães (2024). A pesquisa se estrutura pela autoetnografia, que permite acolher experiências íntimas e conectá las ao campo social, legitimando o cotidiano como espaço de produção artística e acadêmica. O estudo constitui-se como um diário e, ao longo do percurso, são revisitadas séries de trabalhos que antecedem a produção central, como Como descobri o ser filha a partir do ser mãe, marcada pela elaboração de sentimentos dolorosos; Dequitação, no ateliê de processos gráficos, em que a materialidade da gravura e a poética do arquivo foram exploradas; e Dilatei e expandi, serigrafia que afirma a potência criativa do corpo materno. O núcleo desta monografia concentra-se na série de pinturas Vislumbres de que ela está ali, composta por cinco pinturas que retratam fragmentos do espaço doméstico atravessados pela presença infantil. Produzidas a partir de registros fotográficos do lar, as obras instauram diálogos entre o íntimo e o coletivo, entre o cotidiano e a criação, entre memória e invenção. O processo se constrói não apesar das interrupções, mas através delas, afirmando pausas, fragmentações e fissuras como modos legítimos de produção artística. Como resultado, o trabalho aponta para a maternidade como força criadora e investigativa, reafirmando a autoetnografia como metodologia fértil para pesquisas que busquem tensionar fronteiras entre vida, arte e academia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode195755099-
Aparece en las colecciones:TCC - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DiárioVislumbresEla.pdfTCC8.48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons