Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47531
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A mediação de conflitos geracionais na gestão do marketing digital: relato de uma intervenção em uma empresa do ramo varejista
Título(s) alternativo(s): Mediating generational conflicts in digital marketing management: an account of an intervention in a retail company
Autor(es): Andrade, Lisa Cristina de
Primeiro orientador: Carrijo, Michelle de Castro
Primeiro membro da banca: Fernandes, Vivian Duarte Couto
Segundo membro da banca: Oliveira, Marcia Freire de
Resumo: O presente relato técnico descreve a situação-problema vivenciada em uma empresa familiar do setor varejista, relacionada aos conflitos geracionais quanto à profissionalização do setor de marketing digital. A intervenção ocorreu a partir da atuação de um membro da terceira geração da família, que assumiu, de forma improvisada e emergencial, na pandemia da Covid-19, a comunicação online da empresa durante o período de isolamento social. Com o fim da pandemia, surgiram divergências entre a segunda e a terceira geração sobre a continuidade e o investimento necessário para manter e aprimorar as ações de marketing. O objetivo foi relatar o processo de enfrentamento e mediação dos conflitos, evidenciando os desafios para a consolidação de uma gestão estratégica e moderna do marketing. Os resultados indicam que, embora inicialmente resistente, a gestão passou a reconhecer a importância de ações estruturadas e planejadas no ambiente digital. A mediação geracional, por meio de um consultor especializado, como um ator neutro no processo, contribuiu para o avanço da comunicação interna, a modernização da identidade visual da empresa e a readequação do espaço físico. Como contribuição prática, este relato pode contribuir com outras empresas familiares que enfrentam dilemas semelhantes, especialmente, no que se refere à resistência à inovação e a tomada de decisão compartilhada.
Palavras-chave: Empresa familiar
Marketing digital
Conflitos geracionais
Mediação
Sucessão empresarial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANDRADE, Lisa Cristina de. A Mediação de conflitos geracionais na gestão do marketing digital: relato de uma Intervenção em uma empresa do ramo varejista. 2025. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47531
Data de defesa: 29-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMediaçãodeConflitos.pdfTCC278.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.