Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47531
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A mediação de conflitos geracionais na gestão do marketing digital: relato de uma intervenção em uma empresa do ramo varejista
Título (s) alternativo (s): Mediating generational conflicts in digital marketing management: an account of an intervention in a retail company
Autor: Andrade, Lisa Cristina de
Primer orientador: Carrijo, Michelle de Castro
Primer miembro de la banca: Fernandes, Vivian Duarte Couto
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Marcia Freire de
Resumen: O presente relato técnico descreve a situação-problema vivenciada em uma empresa familiar do setor varejista, relacionada aos conflitos geracionais quanto à profissionalização do setor de marketing digital. A intervenção ocorreu a partir da atuação de um membro da terceira geração da família, que assumiu, de forma improvisada e emergencial, na pandemia da Covid-19, a comunicação online da empresa durante o período de isolamento social. Com o fim da pandemia, surgiram divergências entre a segunda e a terceira geração sobre a continuidade e o investimento necessário para manter e aprimorar as ações de marketing. O objetivo foi relatar o processo de enfrentamento e mediação dos conflitos, evidenciando os desafios para a consolidação de uma gestão estratégica e moderna do marketing. Os resultados indicam que, embora inicialmente resistente, a gestão passou a reconhecer a importância de ações estruturadas e planejadas no ambiente digital. A mediação geracional, por meio de um consultor especializado, como um ator neutro no processo, contribuiu para o avanço da comunicação interna, a modernização da identidade visual da empresa e a readequação do espaço físico. Como contribuição prática, este relato pode contribuir com outras empresas familiares que enfrentam dilemas semelhantes, especialmente, no que se refere à resistência à inovação e a tomada de decisão compartilhada.
Palabras clave: Empresa familiar
Marketing digital
Conflitos geracionais
Mediação
Sucessão empresarial
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ANDRADE, Lisa Cristina de. A Mediação de conflitos geracionais na gestão do marketing digital: relato de uma Intervenção em uma empresa do ramo varejista. 2025. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47531
Fecha de defensa: 29-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AMediaçãodeConflitos.pdfTCC278.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.