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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47483| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
| Fecha de embargo: | 2027-10-06 |
| Título: | Avaliação comparativa da condição de superfície do pavimento de uma rodovia de elevado volume de tráfego pelos métodos IGG e PCI: caso da BR-050/MG |
| Título (s) alternativo (s): | Comparative evaluation of the pavement surface condition of a high-traffic highway using the IGG and PCI methods: the case of BR-050/MG |
| Autor: | Oliveira, Bryan de Paula Mendes |
| Primer orientador: | Leandro, Rodrigo Pires |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Raquel Naiara Fernandes |
| Segundo miembro de la banca: | Ribeiro, Rogério Lemos |
| Resumen: | O estado de conservação dos pavimentos asfálticos influencia diretamente na segurança, conforto e custos para o usuário, tornando essencial a utilização de metodologias adequadas para sua avaliação. Nesse contexto, este estudo apresenta uma análise comparativa da condição de um pavimento rodoviário por meio das metodologias IGG (Índice de Gravidade Global) e PCI (Pavement Condition Index), a fim de determinar qual das metodologias é mais adequada. O trecho avaliado localiza-se na Rodovia BR-050, entre o km 76+900 e o km 76+000, no perímetro urbano de Uberlândia-MG. Foram identificados os tipos, a frequência, a severidade e a extensão das patologias. Os resultados mostraram que, embora existam diferenças nos critérios de avaliação, a classificação geral foi semelhante: “ruim” em ambas as metodologias na faixa esquerda e “ruim” (IGG) e “péssimo” (PCI) na faixa direita. Verificou-se que o PCI proporciona maior precisão e detalhamento na análise, mas exige maior tempo e complexidade de execução. O IGG, por sua vez, destacou-se pela simplicidade e rapidez na aplicação, ainda que apresente resultados mais generalizados. Dessa forma, conclui-se que ambos os métodos são eficazes na avaliação da condição funcional de pavimentos, mas possuem aplicações mais adequadas conforme o contexto. O IGG é recomendado para estudos em redes rodoviárias extensas, em função de sua agilidade, enquanto o PCI se mostra mais indicado para análises pontuais ou em trechos reduzidos, devido ao caráter mais criterioso e detalhado de sua abordagem. |
| Palabras clave: | Condição do pavimento Índice de Gravidade Global Pavement Condition Index Avaliação de pavimentos Patologias do pavimento |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | OLIVEIRA, Bryan de Paula Mendes. Avaliação comparativa da condição de superfície do pavimento de uma rodovia de elevado volume de tráfego pelos métodos IGG e PCI: caso da BR-050/MG. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cívil) – Universidade Federal de Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47483 |
| Fecha de defensa: | 6-oct-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AvaliaçãoComparativaCondição.pdf Hasta 2027-10-06 | Artigo | 3.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
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