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dc.creatorOliveira, Bryan de Paula Mendes-
dc.date.accessioned2025-10-21T13:28:11Z-
dc.date.available2025-10-21T13:28:11Z-
dc.date.issued2025-10-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bryan de Paula Mendes. Avaliação comparativa da condição de superfície do pavimento de uma rodovia de elevado volume de tráfego pelos métodos IGG e PCI: caso da BR-050/MG. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cívil) – Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47483-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCondição do pavimentopt_BR
dc.subjectÍndice de Gravidade Globalpt_BR
dc.subjectPavement Condition Indexpt_BR
dc.subjectAvaliação de pavimentospt_BR
dc.subjectPatologias do pavimentopt_BR
dc.titleAvaliação comparativa da condição de superfície do pavimento de uma rodovia de elevado volume de tráfego pelos métodos IGG e PCI: caso da BR-050/MGpt_BR
dc.title.alternativeComparative evaluation of the pavement surface condition of a high-traffic highway using the IGG and PCI methods: the case of BR-050/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Rogério Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253193151862752pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estado de conservação dos pavimentos asfálticos influencia diretamente na segurança, conforto e custos para o usuário, tornando essencial a utilização de metodologias adequadas para sua avaliação. Nesse contexto, este estudo apresenta uma análise comparativa da condição de um pavimento rodoviário por meio das metodologias IGG (Índice de Gravidade Global) e PCI (Pavement Condition Index), a fim de determinar qual das metodologias é mais adequada. O trecho avaliado localiza-se na Rodovia BR-050, entre o km 76+900 e o km 76+000, no perímetro urbano de Uberlândia-MG. Foram identificados os tipos, a frequência, a severidade e a extensão das patologias. Os resultados mostraram que, embora existam diferenças nos critérios de avaliação, a classificação geral foi semelhante: “ruim” em ambas as metodologias na faixa esquerda e “ruim” (IGG) e “péssimo” (PCI) na faixa direita. Verificou-se que o PCI proporciona maior precisão e detalhamento na análise, mas exige maior tempo e complexidade de execução. O IGG, por sua vez, destacou-se pela simplicidade e rapidez na aplicação, ainda que apresente resultados mais generalizados. Dessa forma, conclui-se que ambos os métodos são eficazes na avaliação da condição funcional de pavimentos, mas possuem aplicações mais adequadas conforme o contexto. O IGG é recomendado para estudos em redes rodoviárias extensas, em função de sua agilidade, enquanto o PCI se mostra mais indicado para análises pontuais ou em trechos reduzidos, devido ao caráter mais criterioso e detalhado de sua abordagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.embargo.termsO trabalho será publicado em revista, a qual impede a disponibilização do trabalho em repositorios de livre acesso.pt_BR
dc.description.embargo2027-10-06-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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