Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47419| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Estudo comparativo de esforços em uma ponte em vigas múltiplas de concreto protendido |
| Título(s) alternativo(s): | Comparative study of efforts in a prestressed concrete multiple beam bridge |
| Autor(es): | Vidal, João Vitor Pereira |
| Primeiro orientador: | Ciloni, Arquimedes Diógenes |
| Primeiro membro da banca: | Trentini, Eduardo Vicente Wolf |
| Segundo membro da banca: | Lima, Maria Cristina Vidigal de |
| Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo comparativo da superestrutura de uma ponte rodoviária em concreto protendido com vigas múltiplas. O estudo baseia-se em um projeto de referência desenvolvido por Stucchi e Skaf (2006), adaptado e reanalisado por meio do software CsiBridge, com o objetivo de comparar os esforços obtidos pela modelagem computacional com aqueles calculados pelo método de Fauchart, utilizado pela referência. Foram determinados os diagramas de momento fletor e força cortante para cargas permanentes, assim como as envoltórias para cargas móveis, realizando as combinações para Estado Limite Último e de Serviço. A partir desses esforços, procedeu-se à definição da área de armadura ativa necessária e o cálculo das perdas de protensão. Os resultados, em suma, indicaram esforços acima dos obtidos por Stucchi e Skaf (2006) no caso de carga móvel máxima e bastante precisão nos outros esforços. Além disso, as forças e as tensões de protensão finais apresentaram conformidade com os valores de referência. |
| Abstract: | This work presents a comparative study of the superstructure of a prestressed concrete road bridge with multiple girders. The study is based on a reference project developed by Stucchi and Skaf (2006), which was adapted and reanalyzed using Csibridge software. The objective was to compare the internal forces obtained through computational modeling with those calculated using the Fauchart method, employed in the reference project. Bending moment and shear force diagrams for permanent loads were determined, as well as envelopes for moving loads, performing combinations Ultimate and Service Limit States. Based on these internal forces, the required active reinforcement area was defined, and the prestress losses were calculated. The results, in summary, indicated higher internal forces compared to those obtained by Stucchi and Skaf (2006) for the maximum moving load case, while showing considerable accuracy for other loads. Furthermore, the final prestressing forces and stresses conformed to the reference values. |
| Palavras-chave: | Esforços Internos Internal Forces Análise Estrutural Structural Analysis Ponte em Vigas Múltiplas Multi-Girder Bridge |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | VIDAL, João Vitor Pereira. Estudo comparativo de esforços em uma ponte em vigas múltiplas de concreto protendido. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47419 |
| Data de defesa: | 24-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstudoComparativoEsforços.pdf | TCC | 2.18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
