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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo comparativo de esforços em uma ponte em vigas múltiplas de concreto protendido
Título (s) alternativo (s): Comparative study of efforts in a prestressed concrete multiple beam bridge
Autor: Vidal, João Vitor Pereira
Primer orientador: Ciloni, Arquimedes Diógenes
Primer miembro de la banca: Trentini, Eduardo Vicente Wolf
Segundo miembro de la banca: Lima, Maria Cristina Vidigal de
Resumen: Este trabalho apresenta um estudo comparativo da superestrutura de uma ponte rodoviária em concreto protendido com vigas múltiplas. O estudo baseia-se em um projeto de referência desenvolvido por Stucchi e Skaf (2006), adaptado e reanalisado por meio do software CsiBridge, com o objetivo de comparar os esforços obtidos pela modelagem computacional com aqueles calculados pelo método de Fauchart, utilizado pela referência. Foram determinados os diagramas de momento fletor e força cortante para cargas permanentes, assim como as envoltórias para cargas móveis, realizando as combinações para Estado Limite Último e de Serviço. A partir desses esforços, procedeu-se à definição da área de armadura ativa necessária e o cálculo das perdas de protensão. Os resultados, em suma, indicaram esforços acima dos obtidos por Stucchi e Skaf (2006) no caso de carga móvel máxima e bastante precisão nos outros esforços. Além disso, as forças e as tensões de protensão finais apresentaram conformidade com os valores de referência.
Abstract: This work presents a comparative study of the superstructure of a prestressed concrete road bridge with multiple girders. The study is based on a reference project developed by Stucchi and Skaf (2006), which was adapted and reanalyzed using Csibridge software. The objective was to compare the internal forces obtained through computational modeling with those calculated using the Fauchart method, employed in the reference project. Bending moment and shear force diagrams for permanent loads were determined, as well as envelopes for moving loads, performing combinations Ultimate and Service Limit States. Based on these internal forces, the required active reinforcement area was defined, and the prestress losses were calculated. The results, in summary, indicated higher internal forces compared to those obtained by Stucchi and Skaf (2006) for the maximum moving load case, while showing considerable accuracy for other loads. Furthermore, the final prestressing forces and stresses conformed to the reference values.
Palabras clave: Esforços Internos
Internal Forces
Análise Estrutural
Structural Analysis
Ponte em Vigas Múltiplas
Multi-Girder Bridge
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VIDAL, João Vitor Pereira. Estudo comparativo de esforços em uma ponte em vigas múltiplas de concreto protendido. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47419
Fecha de defensa: 24-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Civil

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