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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47383| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3692-8420 |
| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Jogo dos Astrágalos: a Probabilidade no sexto ano do Ensino Fundamental |
| Título(s) alternativo(s): | Game of Astragali: Probability in the sixth grade of Elementary School |
| Autor(es): | Reis Filho, Márcio Willian dos |
| Primeiro orientador: | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco |
| Primeiro membro da banca: | Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu |
| Segundo membro da banca: | Souza, Flávia Dias de |
| Resumo: | O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, investiga o uso do Jogo dos Astrágalos, organizado sob a perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), como recurso pedagógico no ensino de probabilidade para estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram desenvolvidas ações como criar possibilidades para o ensino de probabilidade por meio do jogo; investigar como aspectos históricos, manipulação de materiais concretos e problemas desencadeadores podem potencializar a apropriação de conceitos; e, desenvolver um Produto Educacional acessível a professores. O estudo adota como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e os pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino de Moura. A metodologia envolveu a adaptação do jogo para o contexto educacional e a realização de propostas de ensino em sala de aula, com observações diretas, registros dos estudantes, fotografias, vídeos e diário de campo do pesquisador. A análise do material empírico foi baseada em Cenas e Episódios, conforme a abordagem de Moura, para identificar indícios de apropriação conceitual sobre conceitos de probabilidade pelos estudantes. Os resultados indicam que o Jogo dos Astrágalos, ao ser organizado de modo intencional, contribuiu para ampliar a apropriação de conceitos de probabilidade, especialmente ao introduzir a noção de espaços amostrais não-equiprováveis. Como Produto Educacional, foi desenvolvido o site astragalos.com, destinado a divulgar e expandir a proposta. |
| Abstract: | This study, developed within the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, investigates the use of the Astragali Game, organized from the perspective of the Teaching-Guiding Activity (AOE), as a pedagogical resource for teaching probability to sixth-grade Elementary Education students. To this end, actions were undertaken such as creating possibilities for teaching probability through the game; investigating how historical aspects, manipulation of concrete materials, and triggering problems can enhance the appropriation of concepts; and developing an Educational Product accessible to teachers. The study adopts as theoretical references Vygotsky’s Historical-Cultural Theory and the assumptions of Moura’s Teaching-Guiding Activity. The methodology involved adapting the game to the educational context and implementing teaching proposals in the classroom, with direct observations, student records, photographs, videos, and the researcher's field journal. The analysis of the empirical material was based on Scenes and Episodes, following Moura’s approach, to identify signs of conceptual appropriation of probability concepts by the students. The results indicate that the Astragali Game, when intentionally organized, contributed to broadening the appropriation of probability concepts, especially by introducing the notion of non-equiprobable sample spaces. As an Educational Product, the website astragalos.com was developed to disseminate and expand the proposal. |
| Palavras-chave: | Jogo Ensino Fundamental Educação Matemática Situação Desencadeadora de Aprendizagem Teoria Histórico-Cultural Atividade Orientadora de Ensino. Game Elementary Education Mathematics Education Learning-Triggering Situation Historical-Cultural Theory Teaching-Guiding Activity |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
| Referência: | REIS FILHO, Márcio Willian dos. Jogo dos Astrágalos: a Probabilidade no sexto ano do Ensino Fundamental. 2025. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5589. |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5589 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47383 |
| Data de defesa: | 25-Fev-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| JOGO DOS ASTRÁGALOS - A PROBABILIDADE NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | Dissertação | 13.3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| PRODUTO EDUCACIONAL - JOGO DOS ASTRÁGALOS - GUIA PARA PROFESSORES.pdf | Produto Educacional | 1.49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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