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dc.creatorReis Filho, Márcio Willian dos-
dc.date.accessioned2025-10-10T14:02:29Z-
dc.date.available2025-10-10T14:02:29Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationREIS FILHO, Márcio Willian dos. Jogo dos Astrágalos: a Probabilidade no sexto ano do Ensino Fundamental. 2025. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5589.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47383-
dc.description.abstractThis study, developed within the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, investigates the use of the Astragali Game, organized from the perspective of the Teaching-Guiding Activity (AOE), as a pedagogical resource for teaching probability to sixth-grade Elementary Education students. To this end, actions were undertaken such as creating possibilities for teaching probability through the game; investigating how historical aspects, manipulation of concrete materials, and triggering problems can enhance the appropriation of concepts; and developing an Educational Product accessible to teachers. The study adopts as theoretical references Vygotsky’s Historical-Cultural Theory and the assumptions of Moura’s Teaching-Guiding Activity. The methodology involved adapting the game to the educational context and implementing teaching proposals in the classroom, with direct observations, student records, photographs, videos, and the researcher's field journal. The analysis of the empirical material was based on Scenes and Episodes, following Moura’s approach, to identify signs of conceptual appropriation of probability concepts by the students. The results indicate that the Astragali Game, when intentionally organized, contributed to broadening the appropriation of probability concepts, especially by introducing the notion of non-equiprobable sample spaces. As an Educational Product, the website astragalos.com was developed to disseminate and expand the proposal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectSituação Desencadeadora de Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectAtividade Orientadora de Ensino.pt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectLearning-Triggering Situationpt_BR
dc.subjectHistorical-Cultural Theorypt_BR
dc.subjectTeaching-Guiding Activitypt_BR
dc.titleJogo dos Astrágalos: a Probabilidade no sexto ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeGame of Astragali: Probability in the sixth grade of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Fabiana Fiorezi de Marco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Flávia Dias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7421861949317189pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, investiga o uso do Jogo dos Astrágalos, organizado sob a perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), como recurso pedagógico no ensino de probabilidade para estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram desenvolvidas ações como criar possibilidades para o ensino de probabilidade por meio do jogo; investigar como aspectos históricos, manipulação de materiais concretos e problemas desencadeadores podem potencializar a apropriação de conceitos; e, desenvolver um Produto Educacional acessível a professores. O estudo adota como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e os pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino de Moura. A metodologia envolveu a adaptação do jogo para o contexto educacional e a realização de propostas de ensino em sala de aula, com observações diretas, registros dos estudantes, fotografias, vídeos e diário de campo do pesquisador. A análise do material empírico foi baseada em Cenas e Episódios, conforme a abordagem de Moura, para identificar indícios de apropriação conceitual sobre conceitos de probabilidade pelos estudantes. Os resultados indicam que o Jogo dos Astrágalos, ao ser organizado de modo intencional, contribuiu para ampliar a apropriação de conceitos de probabilidade, especialmente ao introduzir a noção de espaços amostrais não-equiprováveis. Como Produto Educacional, foi desenvolvido o site astragalos.com, destinado a divulgar e expandir a proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration165pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5589pt_BR
dc.orcid.putcode193986468-
dc.crossref.doibatchiddf9ca09e-b1f2-4636-a37b-463edfee2535-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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