Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47383
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3692-8420
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Jogo dos Astrágalos: a Probabilidade no sexto ano do Ensino Fundamental
Alternate title (s): Game of Astragali: Probability in the sixth grade of Elementary School
Author: Reis Filho, Márcio Willian dos
First Advisor: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
First member of the Committee: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Second member of the Committee: Souza, Flávia Dias de
Summary: O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, investiga o uso do Jogo dos Astrágalos, organizado sob a perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), como recurso pedagógico no ensino de probabilidade para estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram desenvolvidas ações como criar possibilidades para o ensino de probabilidade por meio do jogo; investigar como aspectos históricos, manipulação de materiais concretos e problemas desencadeadores podem potencializar a apropriação de conceitos; e, desenvolver um Produto Educacional acessível a professores. O estudo adota como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e os pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino de Moura. A metodologia envolveu a adaptação do jogo para o contexto educacional e a realização de propostas de ensino em sala de aula, com observações diretas, registros dos estudantes, fotografias, vídeos e diário de campo do pesquisador. A análise do material empírico foi baseada em Cenas e Episódios, conforme a abordagem de Moura, para identificar indícios de apropriação conceitual sobre conceitos de probabilidade pelos estudantes. Os resultados indicam que o Jogo dos Astrágalos, ao ser organizado de modo intencional, contribuiu para ampliar a apropriação de conceitos de probabilidade, especialmente ao introduzir a noção de espaços amostrais não-equiprováveis. Como Produto Educacional, foi desenvolvido o site astragalos.com, destinado a divulgar e expandir a proposta.
Abstract: This study, developed within the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, investigates the use of the Astragali Game, organized from the perspective of the Teaching-Guiding Activity (AOE), as a pedagogical resource for teaching probability to sixth-grade Elementary Education students. To this end, actions were undertaken such as creating possibilities for teaching probability through the game; investigating how historical aspects, manipulation of concrete materials, and triggering problems can enhance the appropriation of concepts; and developing an Educational Product accessible to teachers. The study adopts as theoretical references Vygotsky’s Historical-Cultural Theory and the assumptions of Moura’s Teaching-Guiding Activity. The methodology involved adapting the game to the educational context and implementing teaching proposals in the classroom, with direct observations, student records, photographs, videos, and the researcher's field journal. The analysis of the empirical material was based on Scenes and Episodes, following Moura’s approach, to identify signs of conceptual appropriation of probability concepts by the students. The results indicate that the Astragali Game, when intentionally organized, contributed to broadening the appropriation of probability concepts, especially by introducing the notion of non-equiprobable sample spaces. As an Educational Product, the website astragalos.com was developed to disseminate and expand the proposal.
Keywords: Jogo
Ensino Fundamental
Educação Matemática
Situação Desencadeadora de Aprendizagem
Teoria Histórico-Cultural
Atividade Orientadora de Ensino.
Game
Elementary Education
Mathematics Education
Learning-Triggering Situation
Historical-Cultural Theory
Teaching-Guiding Activity
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: REIS FILHO, Márcio Willian dos. Jogo dos Astrágalos: a Probabilidade no sexto ano do Ensino Fundamental. 2025. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5589.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5589
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47383
Date of defense: 25-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOGO DOS ASTRÁGALOS - A PROBABILIDADE NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdfDissertação13.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PRODUTO EDUCACIONAL - JOGO DOS ASTRÁGALOS - GUIA PARA PROFESSORES.pdfProduto Educacional1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons