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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7600-2182
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mulheres no Controle: uma campanha sobre a violência de gênero nos games
Título(s) alternativo(s): Women in Control: a campaign about gender-based violence in gaming
Autor(es): Suzin, Amanda
Primeiro orientador: Alcântara, Cristiane Pereira de
Primeiro membro da banca: Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Segundo membro da banca: Oliveira, João Ricardo Bezerra Vasconcelos de
Resumo: O projeto tem como objetivo denunciar as diversas formas de violência simbólica e verbal sofridas por mulheres no ambiente dos jogos digitais, utilizando o design gráfico e a comunicação visual como ferramentas de conscientização e transformação social. A iniciativa busca promover o respeito, a representatividade e a inclusão feminina no cenário gamer por meio da criação de peças digitais e impressas, como panfletos, publicações para redes sociais, vídeo-denúncia e identidade visual completa, alcançando tanto o público feminino quanto o masculino. Inspirada em princípios de marketing de guerrilha e design social, a campanha propõe provocar reflexão e engajamento sobre o comportamento tóxico e misógino presente nas comunidades de jogos online. O trabalho reafirma o papel do design como agente de mudança cultural, destacando a importância de ampliar o debate acadêmico sobre gênero e games no Brasil e de criar espaços mais seguros, inclusivos e igualitários para jogadoras e desenvolvedoras.
Abstract: The project aims to expose the various forms of symbolic and verbal violence experienced by women in digital gaming environments, using graphic design and visual communication as tools for awareness and social transformation. The initiative seeks to promote respect, representation, and female inclusion in the gaming scene through the creation of digital and printed materials, such as flyers, social media posts, a denunciation video, and a complete visual identity, reaching both female and male audiences. Inspired by principles of guerrilla marketing and social design, the campaign aims to provoke reflection and engagement regarding the toxic and misogynistic behavior present in gaming communities. The project reaffirms the role of design as an agent of cultural change, emphasizing the importance of expanding academic debate on gender and games in Brazil and fostering safer, more inclusive, and equitable spaces for women players and developers.
Palavras-chave: Mulheres
Games
Campanha
Violência
Design Social
Design Gráfico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SUZIN, Amanda. Mulheres no Controle: uma campanha sobre a violência de gênero nos games. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47369
Data de defesa: 23-Set-2025
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