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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47369| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-7600-2182 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Mulheres no Controle: uma campanha sobre a violência de gênero nos games |
| Alternate title (s): | Women in Control: a campaign about gender-based violence in gaming |
| Author: | Suzin, Amanda |
| First Advisor: | Alcântara, Cristiane Pereira de |
| First member of the Committee: | Silva, João Carlos Riccó Plácido da |
| Second member of the Committee: | Oliveira, João Ricardo Bezerra Vasconcelos de |
| Summary: | O projeto tem como objetivo denunciar as diversas formas de violência simbólica e verbal sofridas por mulheres no ambiente dos jogos digitais, utilizando o design gráfico e a comunicação visual como ferramentas de conscientização e transformação social. A iniciativa busca promover o respeito, a representatividade e a inclusão feminina no cenário gamer por meio da criação de peças digitais e impressas, como panfletos, publicações para redes sociais, vídeo-denúncia e identidade visual completa, alcançando tanto o público feminino quanto o masculino. Inspirada em princípios de marketing de guerrilha e design social, a campanha propõe provocar reflexão e engajamento sobre o comportamento tóxico e misógino presente nas comunidades de jogos online. O trabalho reafirma o papel do design como agente de mudança cultural, destacando a importância de ampliar o debate acadêmico sobre gênero e games no Brasil e de criar espaços mais seguros, inclusivos e igualitários para jogadoras e desenvolvedoras. |
| Abstract: | The project aims to expose the various forms of symbolic and verbal violence experienced by women in digital gaming environments, using graphic design and visual communication as tools for awareness and social transformation. The initiative seeks to promote respect, representation, and female inclusion in the gaming scene through the creation of digital and printed materials, such as flyers, social media posts, a denunciation video, and a complete visual identity, reaching both female and male audiences. Inspired by principles of guerrilla marketing and social design, the campaign aims to provoke reflection and engagement regarding the toxic and misogynistic behavior present in gaming communities. The project reaffirms the role of design as an agent of cultural change, emphasizing the importance of expanding academic debate on gender and games in Brazil and fostering safer, more inclusive, and equitable spaces for women players and developers. |
| Keywords: | Mulheres Games Campanha Violência Design Social Design Gráfico |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SUZIN, Amanda. Mulheres no Controle: uma campanha sobre a violência de gênero nos games. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47369 |
| Date of defense: | 23-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Design |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MulheresControleCampanha.pdf | TCC = Trabalho de Conclusão de Curso | 7.9 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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