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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-9853-3629
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas
Título(s) alternativo(s): Beyond the College Walls: A Pedagogical Intervention Demystifying the Quota Law
Autor(es): Marques, Caio Nunes Oliveira
Primeiro orientador: Oliveira, Gustavo de Souza
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Segundo membro da banca: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o impacto de uma intervenção pedagógica sobre a Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023) com estudantes do Ensino Médio do IFTM - Campus Avançado Campina Verde. Partindo de uma abordagem de pesquisa-intervenção, fundamentada na pedagogia crítica de Paulo Freire e em referenciais sobre políticas públicas e justiça social, o estudo buscou desconstruir mitos e promover uma compreensão cidadã acerca das ações afirmativas. A metodologia integrou uma análise quantitativa de questionários diagnósticos e uma análise qualitativa da intervenção, que consistiu em uma exposição dialogada e uma roda de conversa. Os resultados do diagnóstico inicial revelaram que, embora a maioria dos estudantes (81,3%) já possuísse uma percepção positiva da política, associando-a a noções de direito e reparação histórica, havia uma carência geral de informações sobre seu funcionamento prático. A intervenção mostrou-se eficaz ao esclarecer as atualizações da lei, especialmente as regras de ampla concorrência e o auxílio estudantil, fortalecendo a legitimidade da política e a capacidade de argumentação dos alunos. O estudo conclui que a prática educativa dialógica é uma ferramenta poderosa para combater a desinformação, validar as ações afirmativas como um direito e incentivar os jovens a enxergarem o ensino superior como um projeto de vida possível.
Palavras-chave: Lei de cotas
Ações afirmativas
Políticas públicas
Educação
Desigualdade social
Desigualdade racial
Pedagogia crítica
Intervenção pedagógica
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Caio Nunes Oliveira. Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290
Data de defesa: 19-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

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