Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-9853-3629 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas |
| Título(s) alternativo(s): | Beyond the College Walls: A Pedagogical Intervention Demystifying the Quota Law |
| Autor(es): | Marques, Caio Nunes Oliveira |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Gustavo de Souza |
| Primeiro membro da banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
| Segundo membro da banca: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o impacto de uma intervenção pedagógica sobre a Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023) com estudantes do Ensino Médio do IFTM - Campus Avançado Campina Verde. Partindo de uma abordagem de pesquisa-intervenção, fundamentada na pedagogia crítica de Paulo Freire e em referenciais sobre políticas públicas e justiça social, o estudo buscou desconstruir mitos e promover uma compreensão cidadã acerca das ações afirmativas. A metodologia integrou uma análise quantitativa de questionários diagnósticos e uma análise qualitativa da intervenção, que consistiu em uma exposição dialogada e uma roda de conversa. Os resultados do diagnóstico inicial revelaram que, embora a maioria dos estudantes (81,3%) já possuísse uma percepção positiva da política, associando-a a noções de direito e reparação histórica, havia uma carência geral de informações sobre seu funcionamento prático. A intervenção mostrou-se eficaz ao esclarecer as atualizações da lei, especialmente as regras de ampla concorrência e o auxílio estudantil, fortalecendo a legitimidade da política e a capacidade de argumentação dos alunos. O estudo conclui que a prática educativa dialógica é uma ferramenta poderosa para combater a desinformação, validar as ações afirmativas como um direito e incentivar os jovens a enxergarem o ensino superior como um projeto de vida possível. |
| Palavras-chave: | Lei de cotas Ações afirmativas Políticas públicas Educação Desigualdade social Desigualdade racial Pedagogia crítica Intervenção pedagógica Ensino médio |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MARQUES, Caio Nunes Oliveira. Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290 |
| Data de defesa: | 19-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ParaAlémMuros.pdf | TCC | 3.41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
