Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Marques, Caio Nunes Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-03T13:49:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-03T13:49:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-19 | - |
| dc.identifier.citation | MARQUES, Caio Nunes Oliveira. Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Lei de cotas | pt_BR |
| dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
| dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
| dc.subject | Desigualdade racial | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
| dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.title | Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Beyond the College Walls: A Pedagogical Intervention Demystifying the Quota Law | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Gustavo de Souza | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7620627276337028 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5772606285115412 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4787129577624171 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o impacto de uma intervenção pedagógica sobre a Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023) com estudantes do Ensino Médio do IFTM - Campus Avançado Campina Verde. Partindo de uma abordagem de pesquisa-intervenção, fundamentada na pedagogia crítica de Paulo Freire e em referenciais sobre políticas públicas e justiça social, o estudo buscou desconstruir mitos e promover uma compreensão cidadã acerca das ações afirmativas. A metodologia integrou uma análise quantitativa de questionários diagnósticos e uma análise qualitativa da intervenção, que consistiu em uma exposição dialogada e uma roda de conversa. Os resultados do diagnóstico inicial revelaram que, embora a maioria dos estudantes (81,3%) já possuísse uma percepção positiva da política, associando-a a noções de direito e reparação histórica, havia uma carência geral de informações sobre seu funcionamento prático. A intervenção mostrou-se eficaz ao esclarecer as atualizações da lei, especialmente as regras de ampla concorrência e o auxílio estudantil, fortalecendo a legitimidade da política e a capacidade de argumentação dos alunos. O estudo conclui que a prática educativa dialógica é uma ferramenta poderosa para combater a desinformação, validar as ações afirmativas como um direito e incentivar os jovens a enxergarem o ensino superior como um projeto de vida possível. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 44 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193459619 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ParaAlémMuros.pdf | TCC | 3.41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
