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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-9853-3629 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas |
| Título (s) alternativo (s): | Beyond the College Walls: A Pedagogical Intervention Demystifying the Quota Law |
| Autor: | Marques, Caio Nunes Oliveira |
| Primer orientador: | Oliveira, Gustavo de Souza |
| Primer miembro de la banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
| Segundo miembro de la banca: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
| Resumen: | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o impacto de uma intervenção pedagógica sobre a Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023) com estudantes do Ensino Médio do IFTM - Campus Avançado Campina Verde. Partindo de uma abordagem de pesquisa-intervenção, fundamentada na pedagogia crítica de Paulo Freire e em referenciais sobre políticas públicas e justiça social, o estudo buscou desconstruir mitos e promover uma compreensão cidadã acerca das ações afirmativas. A metodologia integrou uma análise quantitativa de questionários diagnósticos e uma análise qualitativa da intervenção, que consistiu em uma exposição dialogada e uma roda de conversa. Os resultados do diagnóstico inicial revelaram que, embora a maioria dos estudantes (81,3%) já possuísse uma percepção positiva da política, associando-a a noções de direito e reparação histórica, havia uma carência geral de informações sobre seu funcionamento prático. A intervenção mostrou-se eficaz ao esclarecer as atualizações da lei, especialmente as regras de ampla concorrência e o auxílio estudantil, fortalecendo a legitimidade da política e a capacidade de argumentação dos alunos. O estudo conclui que a prática educativa dialógica é uma ferramenta poderosa para combater a desinformação, validar as ações afirmativas como um direito e incentivar os jovens a enxergarem o ensino superior como um projeto de vida possível. |
| Palabras clave: | Lei de cotas Ações afirmativas Políticas públicas Educação Desigualdade social Desigualdade racial Pedagogia crítica Intervenção pedagógica Ensino médio |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MARQUES, Caio Nunes Oliveira. Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290 |
| Fecha de defensa: | 19-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ParaAlémMuros.pdf | TCC | 3.41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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