Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-9853-3629
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas
Alternate title (s): Beyond the College Walls: A Pedagogical Intervention Demystifying the Quota Law
Author: Marques, Caio Nunes Oliveira
First Advisor: Oliveira, Gustavo de Souza
First member of the Committee: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Second member of the Committee: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Summary: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o impacto de uma intervenção pedagógica sobre a Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023) com estudantes do Ensino Médio do IFTM - Campus Avançado Campina Verde. Partindo de uma abordagem de pesquisa-intervenção, fundamentada na pedagogia crítica de Paulo Freire e em referenciais sobre políticas públicas e justiça social, o estudo buscou desconstruir mitos e promover uma compreensão cidadã acerca das ações afirmativas. A metodologia integrou uma análise quantitativa de questionários diagnósticos e uma análise qualitativa da intervenção, que consistiu em uma exposição dialogada e uma roda de conversa. Os resultados do diagnóstico inicial revelaram que, embora a maioria dos estudantes (81,3%) já possuísse uma percepção positiva da política, associando-a a noções de direito e reparação histórica, havia uma carência geral de informações sobre seu funcionamento prático. A intervenção mostrou-se eficaz ao esclarecer as atualizações da lei, especialmente as regras de ampla concorrência e o auxílio estudantil, fortalecendo a legitimidade da política e a capacidade de argumentação dos alunos. O estudo conclui que a prática educativa dialógica é uma ferramenta poderosa para combater a desinformação, validar as ações afirmativas como um direito e incentivar os jovens a enxergarem o ensino superior como um projeto de vida possível.
Keywords: Lei de cotas
Ações afirmativas
Políticas públicas
Educação
Desigualdade social
Desigualdade racial
Pedagogia crítica
Intervenção pedagógica
Ensino médio
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARQUES, Caio Nunes Oliveira. Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47290
Date of defense: 19-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ParaAlémMuros.pdfTCC3.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.