Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47228
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2965-9974
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Infoprodutos como instrumentos de comunicação no ensino superior: o caso do guia do calouro
Autor(es): Santos, Juliana Korndorfer dos
Primeiro orientador: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Primeiro membro da banca: Paula, Veronica Angelica Freitas de
Segundo membro da banca: Van Herk, Andrea Costa
Resumo: A educação formal, em um cenário de rápidas transformações sociais e tecnológicas, enfrenta o desafio de se comunicar de forma eficaz com um público cada vez mais diversificado e digital. Essa realidade, somada à queda no número de novos estudantes e ao aumento das taxas de evasão, demanda que as instituições de ensino repensem suas estratégias de atração e acolhimento. Este relato técnico descreve o processo de concepção, produção e implementação do Guia do Calouro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), um infoproduto digital interativo. O material foi desenvolvido com o objetivo de otimizar o processo de acolhimento e integração dos novos estudantes, ao mesmo tempo em que se estabelece como um instrumento estratégico de marketing institucional. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e descritivo, fundamentada na análise do perfil socioeconômico do público-alvo e na aplicação de estratégias de comunicação digital alinhadas às suas necessidades. Os resultados evidenciam que o Guia do Calouro cumpriu sua função de orientar os estudantes e contribuiu para a redução de demandas informacionais, fortalecendo a imagem da UFU como uma instituição acessível. O trabalho, portanto, preenche uma lacuna acadêmica ao documentar uma prática de mercado e serve como um guia para o desenvolvimento de iniciativas de sucesso em comunicação e marketing educacional.
Palavras-chave: Infoprodutos
Instituição de Ensino Superior
Acolhimento estudantil
Comunicação institucional
Guia do Calouro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANTOS, Juliana Korndorfer dos. INFOPRODUTOS COMO INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO GUIA DO CALOURO. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47228
Data de defesa: 18-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Infoprodutos Instrumentos Comunicação.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons