Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Juliana Korndorfer dos-
dc.date.accessioned2025-10-01T15:22:02Z-
dc.date.available2025-10-01T15:22:02Z-
dc.date.issued2025-09-18-
dc.identifier.citationANTOS, Juliana Korndorfer dos. INFOPRODUTOS COMO INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO GUIA DO CALOURO. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47228-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInfoprodutospt_BR
dc.subjectInstituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectAcolhimento estudantilpt_BR
dc.subjectComunicação institucionalpt_BR
dc.subjectGuia do Calouropt_BR
dc.titleInfoprodutos como instrumentos de comunicação no ensino superior: o caso do guia do calouropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Veronica Angelica Freitas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.contributor.referee2Van Herk, Andrea Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5429960737925655pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA educação formal, em um cenário de rápidas transformações sociais e tecnológicas, enfrenta o desafio de se comunicar de forma eficaz com um público cada vez mais diversificado e digital. Essa realidade, somada à queda no número de novos estudantes e ao aumento das taxas de evasão, demanda que as instituições de ensino repensem suas estratégias de atração e acolhimento. Este relato técnico descreve o processo de concepção, produção e implementação do Guia do Calouro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), um infoproduto digital interativo. O material foi desenvolvido com o objetivo de otimizar o processo de acolhimento e integração dos novos estudantes, ao mesmo tempo em que se estabelece como um instrumento estratégico de marketing institucional. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e descritivo, fundamentada na análise do perfil socioeconômico do público-alvo e na aplicação de estratégias de comunicação digital alinhadas às suas necessidades. Os resultados evidenciam que o Guia do Calouro cumpriu sua função de orientar os estudantes e contribuiu para a redução de demandas informacionais, fortalecendo a imagem da UFU como uma instituição acessível. O trabalho, portanto, preenche uma lacuna acadêmica ao documentar uma prática de mercado e serve como um guia para o desenvolvimento de iniciativas de sucesso em comunicação e marketing educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.orcid.putcode193304285-
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Infoprodutos Instrumentos Comunicação.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons