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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-6014-1289
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aritmética na educação básica: propostas de ferramentas didáticas
Título(s) alternativo(s): Arithmetic in basic education: proposals for didactic tools
Autor(es): Simões, Adriano Cardoso
Primeiro orientador: Bertoloto, Fábio José
Primeiro membro da banca: Marques, Danilo Adrian
Segundo membro da banca: Rossato, Rafael Antônio
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar o uso de materiais didáticos físicos e digitais no ensino da Matemática, explorando sua relevância pedagógica, estrutura e aplicabilidade em sala de aula. Por meio de uma abordagem que combina fundamentos teóricos com experiências práticas, foram analisadas ferramentas como o Ábaco, o Material Dourado, a Régua de Cálculo, o Symbolab e o Kalculator. As intervenções foram realizadas em turmas dos 6º e 7º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, buscando compreender como esses recursos contribuem para a aprendizagem significativa. A pesquisa foi fundamentada nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados evidenciaram que o uso desses materiais favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, promove maior engajamento dos estudantes e amplia as possibilidades de mediação docente. Por fim, são apresentados roteiros pedagógicos para a utilização desses recursos, contribuindo com práticas que valorizam a aprendizagem ativa e o uso crítico de tecnologias educacionais.
Abstract: This dissertation aims to investigate the use of physical and digital teaching materials in Mathematics teaching, exploring their pedagogical relevance, structure, and applicability in the classroom. Through an approach that combines theoretical foundations with practical experiences, tools such as the Abacus, Golden Material, Slide Rule, Symbolab, and Kalculator were analyzed. Interventions were conducted with classes from the 6th and 7th periods of Youth and Adult Education (EJA) and the 8th and 9th grades of Elementary School, seeking to understand how these resources contribute to meaningful learning. The research was grounded in the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The results showed that the use of these materials fosters the development of logical-mathematical reasoning, promotes greater student engagement, and expands the possibilities for teacher mediation. Finally, pedagogical guides for the use of these resources are presented, contributing to practices that value active learning and the critical use of educational technologies.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Mathematics teaching
Materiais didáticos
Teaching materials
Tecnologias digitais
Digital technologies
BNCC
BNCC
Aprendizagem significativa
Meaningful learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Assunto: Matemática
Aritmética
Ábaco
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: SIMÕES, Adriano Cardoso. Aritmética na educação básica: propostas de ferramentas didáticas 2025. 78 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.526.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.526
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47129
Data de defesa: 27-Ago-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

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