Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47129Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Simões, Adriano Cardoso | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-30T14:14:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-30T14:14:03Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
| dc.identifier.citation | SIMÕES, Adriano Cardoso. Aritmética na educação básica: propostas de ferramentas didáticas 2025. 78 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.526. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47129 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation aims to investigate the use of physical and digital teaching materials in Mathematics teaching, exploring their pedagogical relevance, structure, and applicability in the classroom. Through an approach that combines theoretical foundations with practical experiences, tools such as the Abacus, Golden Material, Slide Rule, Symbolab, and Kalculator were analyzed. Interventions were conducted with classes from the 6th and 7th periods of Youth and Adult Education (EJA) and the 8th and 9th grades of Elementary School, seeking to understand how these resources contribute to meaningful learning. The research was grounded in the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The results showed that the use of these materials fosters the development of logical-mathematical reasoning, promotes greater student engagement, and expands the possibilities for teacher mediation. Finally, pedagogical guides for the use of these resources are presented, contributing to practices that value active learning and the critical use of educational technologies. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
| dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
| dc.subject | Teaching materials | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
| dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
| dc.subject | BNCC | pt_BR |
| dc.subject | BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
| dc.title | Aritmética na educação básica: propostas de ferramentas didáticas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Arithmetic in basic education: proposals for didactic tools | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bertoloto, Fábio José | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6413209139727471 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Marques, Danilo Adrian | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3813352591577476 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rossato, Rafael Antônio | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7132231981525221 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8433564478886790 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo investigar o uso de materiais didáticos físicos e digitais no ensino da Matemática, explorando sua relevância pedagógica, estrutura e aplicabilidade em sala de aula. Por meio de uma abordagem que combina fundamentos teóricos com experiências práticas, foram analisadas ferramentas como o Ábaco, o Material Dourado, a Régua de Cálculo, o Symbolab e o Kalculator. As intervenções foram realizadas em turmas dos 6º e 7º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, buscando compreender como esses recursos contribuem para a aprendizagem significativa. A pesquisa foi fundamentada nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados evidenciaram que o uso desses materiais favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, promove maior engajamento dos estudantes e amplia as possibilidades de mediação docente. Por fim, são apresentados roteiros pedagógicos para a utilização desses recursos, contribuindo com práticas que valorizam a aprendizagem ativa e o uso crítico de tecnologias educacionais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 78 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.526 | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193207291 | - |
| dc.crossref.doibatchid | 8b9ecfab-549a-4363-8afb-521ec941290c | - |
| dc.subject.autorizado | Matemática | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Aritmética | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Ábaco | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AritmeticaEducacaoBasica.pdf | 10.33 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
