Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47129
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimões, Adriano Cardoso-
dc.date.accessioned2025-09-30T14:14:03Z-
dc.date.available2025-09-30T14:14:03Z-
dc.date.issued2025-08-27-
dc.identifier.citationSIMÕES, Adriano Cardoso. Aritmética na educação básica: propostas de ferramentas didáticas 2025. 78 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.526.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47129-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the use of physical and digital teaching materials in Mathematics teaching, exploring their pedagogical relevance, structure, and applicability in the classroom. Through an approach that combines theoretical foundations with practical experiences, tools such as the Abacus, Golden Material, Slide Rule, Symbolab, and Kalculator were analyzed. Interventions were conducted with classes from the 6th and 7th periods of Youth and Adult Education (EJA) and the 8th and 9th grades of Elementary School, seeking to understand how these resources contribute to meaningful learning. The research was grounded in the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The results showed that the use of these materials fosters the development of logical-mathematical reasoning, promotes greater student engagement, and expands the possibilities for teacher mediation. Finally, pedagogical guides for the use of these resources are presented, contributing to practices that value active learning and the critical use of educational technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectTeaching materialspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleAritmética na educação básica: propostas de ferramentas didáticaspt_BR
dc.title.alternativeArithmetic in basic education: proposals for didactic toolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoloto, Fábio José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413209139727471pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Danilo Adrian-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3813352591577476pt_BR
dc.contributor.referee2Rossato, Rafael Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7132231981525221pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433564478886790pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo investigar o uso de materiais didáticos físicos e digitais no ensino da Matemática, explorando sua relevância pedagógica, estrutura e aplicabilidade em sala de aula. Por meio de uma abordagem que combina fundamentos teóricos com experiências práticas, foram analisadas ferramentas como o Ábaco, o Material Dourado, a Régua de Cálculo, o Symbolab e o Kalculator. As intervenções foram realizadas em turmas dos 6º e 7º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, buscando compreender como esses recursos contribuem para a aprendizagem significativa. A pesquisa foi fundamentada nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados evidenciaram que o uso desses materiais favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, promove maior engajamento dos estudantes e amplia as possibilidades de mediação docente. Por fim, são apresentados roteiros pedagógicos para a utilização desses recursos, contribuindo com práticas que valorizam a aprendizagem ativa e o uso crítico de tecnologias educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.526pt_BR
dc.orcid.putcode193207291-
dc.crossref.doibatchid8b9ecfab-549a-4363-8afb-521ec941290c-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoAritméticapt_BR
dc.subject.autorizadoÁbacopt_BR
dc.subject.autorizadoAprendizagempt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AritmeticaEducacaoBasica.pdf10.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.