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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-0672-2933
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O papel das redes sociais na promoção da literacia em saúde mental entre jovens: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Borges, Maria Gabriela Sousa
Primeiro orientador: Wachelke, João Fernando Rech
Primeiro membro da banca: Osório, Flávia de Lima
Segundo membro da banca: Pozzobon, Caroline
Resumo: O uso de redes sociais mostra-se cada vez mais presente na atualidade. Considerando-se que há vantagens e desvantagens do uso crescente dessas redes, mostra-se imprescindível investigar o modo como essas ferramentas podem beneficiar a literacia em saúde mental de jovens, população particularmente afetada por questões de saúde mental e ativa nas redes sociais. Este trabalho consiste em uma revisão integrativa da literatura que aborda iniciativas de literacia em saúde mental por meio de ferramentas de interação online. Dentre os estudos analisados, é notável que as estratégias são capazes de promover mudanças positivas nas atitudes, crenças e na experiência da busca de informação e ajuda à saúde mental. Contudo, houve um baixo número de estudos de elevado rigor metodológico que avaliem os impactos dessas ações na saúde mental dos jovens e que possam ser generalizados. Além disso, notou-se a ausência de pesquisas que abordem a literacia em sua gama de fatores e os estudos focaram predominantemente em jovens adultos. Foram identificadas limitações nas próprias campanhas, como barreiras de acesso às redes sociais, falta de internet ou equipamentos tecnológicos e questões culturais e de gênero. Para maximizar os ganhos e minimizar barreiras e riscos nesse cenário, é crucial incorporar particularidades socioeconômicas, além de utilizar as redes sociais para facilitar a interação com os pares. Também é necessário que as empresas moderadoras desses espaços virtuais se comprometam com a redução da desinformação e do estigma, conectando usuários a profissionais e a informações acuradas em saúde mental.
Abstract: The use of social media is increasingly prevalent in contemporary society. Given the advantages and disadvantages of the growing use of these platforms, it is essential to explore how such tools can support mental health literacy among young people, a population particularly affected by mental health issues and highly active on social media. This study presents an integrative literature review examining mental health literacy initiatives delivered through online interaction tools. Among the studies analysed, the strategies were found to promote positive changes in attitudes, beliefs, and in the experience of seeking mental health information and support. However, there was a limited number of methodologically rigorous studies assessing the impacts of these interventions on young people's mental health in a generalisable way. Moreover, there was a lack of research addressing the full range of mental health literacy components and most studies focused on young adults. Identified limitations included shortcomings within the campaigns themselves, barriers to accessing social media, lack of internet connectivity, limited access to technological devices, and cultural or gender-related challenges. To maximise the benefits and minimise barriers and risks in this context, it is crucial to consider the specificities of socioeconomic and cultural contexts, and to harness digital innovation to facilitate peer interaction. Furthermore, it is necessary for companies moderating these virtual spaces to commit to reducing misinformation and stigma, while ensuring that users are connected with professionals and accurate mental health information.
Palavras-chave: Saúde mental
Literacia
Jovens
Redes Sociais.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Maria Gabriela de Sousa. O papel das redes sociais na promoção da literacia em saúde mental entre jovens: uma revisão integrativa da literatura . 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47059
Data de defesa: 8-Ago-2025
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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