Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47038
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPereira, Debora Manneezzo-
dc.date.accessioned2025-09-25T22:52:04Z-
dc.date.available2025-09-25T22:52:04Z-
dc.date.issued2025-09-01-
dc.identifier.citationPEREIRA, Debora Manneezzo. A proposta interdisciplinar da BNCC e sua materialização nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47038-
dc.description.abstractThis work aims to examine how the interdisciplinary proposal predicted in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) effectively reflects in a collection of textbooks for the field of Human and Social Sciences Applied to High School, titled Conexões – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, approved in PNLD 2021. The research adopts both a quantitative and qualitative approach, using content analysis as the study’s methodology and theoretical foundations that address interdisciplinarity, such as Fazenda (1994, 1998), Pombo (1993, 2005, 2008), Bardin (2016), and Severino (2007). The objective was to verify how the competencies and skills required by the BNCC are distributed across the volumes of the analyzed collection, focusing on the principle of interdisciplinarity. The collected data support the hypothesis that, despite the book following BNCC guidelines, there are significant gaps in the distribution and development of skills throughout the volumes, which compromises the effectiveness of the interdisciplinary proposal. In conclusion, the materialization of interdisciplinarity in textbooks is still presented in a fragmented manner, highlighting the need for greater coherence and objectivity in curricular guidelines. Let me know if you need any adjustments or further refinements!pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCiências Humanaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base (BNCC)pt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHuman Sciencespt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleA proposta Interdisciplinar da BNCC e sua materialização em livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeThe Interdisciplinary proposal of the BNCC and its materialization in textbooks of Human and Social Sciences Applied in Secondary Education.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Amanda Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Suely Aparecida Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868668770849046pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0820692770153275pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade examinar como a proposta interdisciplinar prescrita na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é aplicada efetivamente numa coleção de livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio, intitulada “Conexões – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, aprovada no PNLD 2021. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a análise de conteúdo como metodologia do estudo e fundamentos teóricos que tratam sobre interdisciplinaridade como Fazenda (1994,1998), Pombo (1993, 2005, 2008), Bardin (2016) e Severino (2007). O objetivo foi verificar como as competências e habilidades requeridas pela BNCC estão distribuídas nos volumes da coleção analisada, com foco no princípio da interdisciplinaridade. Os dados coletados corroboram a hipótese de que, apesar de o livro seguir as orientações da BNCC, há lacunas significativas na distribuição e no desenvolvimento das habilidades ao longo dos volumes, o que compromete a eficácia da proposta interdisciplinar. Em conclusão, a materialização da interdisciplinaridade nos livros didáticos ainda se apresenta de maneira fragmentada, evidenciando a necessidade de uma maior coerência e objetividade das diretrizes curriculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode192799871-
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PropostaInterdisciplinarBNCC774.63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.