Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47038
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-3662-440X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A proposta Interdisciplinar da BNCC e sua materialização em livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio
Alternate title (s): The Interdisciplinary proposal of the BNCC and its materialization in textbooks of Human and Social Sciences Applied in Secondary Education.
Author: Pereira, Debora Manneezzo
First Advisor: Gonçalves, Amanda Regina
First member of the Committee: Moreira, Suely Aparecida Gomes
Second member of the Committee: Miranda, Sergio Luiz
Summary: Este trabalho tem como finalidade examinar como a proposta interdisciplinar prescrita na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é aplicada efetivamente numa coleção de livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio, intitulada “Conexões – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, aprovada no PNLD 2021. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a análise de conteúdo como metodologia do estudo e fundamentos teóricos que tratam sobre interdisciplinaridade como Fazenda (1994,1998), Pombo (1993, 2005, 2008), Bardin (2016) e Severino (2007). O objetivo foi verificar como as competências e habilidades requeridas pela BNCC estão distribuídas nos volumes da coleção analisada, com foco no princípio da interdisciplinaridade. Os dados coletados corroboram a hipótese de que, apesar de o livro seguir as orientações da BNCC, há lacunas significativas na distribuição e no desenvolvimento das habilidades ao longo dos volumes, o que compromete a eficácia da proposta interdisciplinar. Em conclusão, a materialização da interdisciplinaridade nos livros didáticos ainda se apresenta de maneira fragmentada, evidenciando a necessidade de uma maior coerência e objetividade das diretrizes curriculares.
Abstract: This work aims to examine how the interdisciplinary proposal predicted in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) effectively reflects in a collection of textbooks for the field of Human and Social Sciences Applied to High School, titled Conexões – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, approved in PNLD 2021. The research adopts both a quantitative and qualitative approach, using content analysis as the study’s methodology and theoretical foundations that address interdisciplinarity, such as Fazenda (1994, 1998), Pombo (1993, 2005, 2008), Bardin (2016), and Severino (2007). The objective was to verify how the competencies and skills required by the BNCC are distributed across the volumes of the analyzed collection, focusing on the principle of interdisciplinarity. The collected data support the hypothesis that, despite the book following BNCC guidelines, there are significant gaps in the distribution and development of skills throughout the volumes, which compromises the effectiveness of the interdisciplinary proposal. In conclusion, the materialization of interdisciplinarity in textbooks is still presented in a fragmented manner, highlighting the need for greater coherence and objectivity in curricular guidelines. Let me know if you need any adjustments or further refinements!
Keywords: Interdisciplinaridade
BNCC
Livro didático
Ciências Humanas
Ensino Médio
Interdisciplinarity
National Common Curricular Base (BNCC)
Textbook
Human Sciences
High School
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Debora Manneezzo. A proposta interdisciplinar da BNCC e sua materialização nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47038
Date of defense: 1-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Geografia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaInterdisciplinarBNCC774.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.