Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-9643-4078
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas
Título(s) alternativo(s): Learning science and biology in pedagogies of the crossroads: confluences in university education and African-origin religions
Autor(es): Avelar, Lara Isabele
Primeiro orientador: Sales, Tiago Amaral
Primeiro membro da banca: Rigue, Fernanda Monteiro
Segundo membro da banca: Marcelino, Mical de Melo
Resumo: O que pode uma educação em ciências e biologia que se coloca atenta às aprendizagens possíveis que se fazem nas confluências entre a universidade e uma casa de axé? A partir deste questionamento, este trabalho se debruça em vivências da pesquisadora em suas experiências enquanto licencianda em Ciências Biológicas e religiosa de matriz africana. São dialogados saberes da umbanda e do candomblé com os acadêmicos no campo das ciências da natureza e da educação para pensar em educações que possam acontecer nas encruzilhadas. Para isso, foram escritas narrativas que buscam revisitar e cartografar, afetos, vivências e saberes entre esses dois territórios – o terreiro e a universidade. As narrativas emergentes evidenciam como epistemologias historicamente deslegitimadas encontram espaço para dialogar com a educação em ciências por meio da educação decolonial/contracolonial, que mobiliza Exu como princípio metodológico e que ocorre em conjunto com o ensino encantado.
Abstract: What can a science and biology education do that pays attention to the potential learning experiences that occur at the intersections between the university and an axé house? Based on this question, this work focuses on the researcher’s experiences as a graduate student in Biological Sciences and a religious practice of African origin. Knowledge from Umbanda and Candomblé is discussed with academics in the fields of natural sciences and education to consider educations that can occur at these crossroads. To this end, narratives were written that seek to revisit and map the affections, experiences, and knowledge between these two territories – the terreiro and the university. The emerging narratives highlight how historically delegitimized epistemologies find space to dialogue with science education through decolonial/countercolonial education, which mobilize Exu as a methodological principle and occur in conjunction with enchanted teaching.
Palavras-chave: Educação em Ciências
Science Education
Religiosidades de Matrizes Africanas
Encantamento
Encruzilhadas
Axé
African-origin Religions;
Crossroads
Enchantment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AVELAR, Lara Isabele. Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924
Data de defesa: 15-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprenderCiênciasBiologia.pdfAprender Ciências e Biologia em Pedagogias das Encruzilhadas551.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.