Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAvelar, Lara Isabele-
dc.date.accessioned2025-09-22T18:53:31Z-
dc.date.available2025-09-22T18:53:31Z-
dc.date.issued2025-09-15-
dc.identifier.citationAVELAR, Lara Isabele. Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924-
dc.description.abstractWhat can a science and biology education do that pays attention to the potential learning experiences that occur at the intersections between the university and an axé house? Based on this question, this work focuses on the researcher’s experiences as a graduate student in Biological Sciences and a religious practice of African origin. Knowledge from Umbanda and Candomblé is discussed with academics in the fields of natural sciences and education to consider educations that can occur at these crossroads. To this end, narratives were written that seek to revisit and map the affections, experiences, and knowledge between these two territories – the terreiro and the university. The emerging narratives highlight how historically delegitimized epistemologies find space to dialogue with science education through decolonial/countercolonial education, which mobilize Exu as a methodological principle and occur in conjunction with enchanted teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectReligiosidades de Matrizes Africanaspt_BR
dc.subjectEncantamentopt_BR
dc.subjectEncruzilhadaspt_BR
dc.subjectAxépt_BR
dc.subjectAfrican-origin Religions;pt_BR
dc.subjectCrossroadspt_BR
dc.subjectEnchantmentpt_BR
dc.titleAprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanaspt_BR
dc.title.alternativeLearning science and biology in pedagogies of the crossroads: confluences in university education and African-origin religionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.contributor.referee1Rigue, Fernanda Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.contributor.referee2Marcelino, Mical de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523817942820098pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119211289200107pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO que pode uma educação em ciências e biologia que se coloca atenta às aprendizagens possíveis que se fazem nas confluências entre a universidade e uma casa de axé? A partir deste questionamento, este trabalho se debruça em vivências da pesquisadora em suas experiências enquanto licencianda em Ciências Biológicas e religiosa de matriz africana. São dialogados saberes da umbanda e do candomblé com os acadêmicos no campo das ciências da natureza e da educação para pensar em educações que possam acontecer nas encruzilhadas. Para isso, foram escritas narrativas que buscam revisitar e cartografar, afetos, vivências e saberes entre esses dois territórios – o terreiro e a universidade. As narrativas emergentes evidenciam como epistemologias historicamente deslegitimadas encontram espaço para dialogar com a educação em ciências por meio da educação decolonial/contracolonial, que mobiliza Exu como princípio metodológico e que ocorre em conjunto com o ensino encantado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode192494689-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AprenderCiênciasBiologia.pdfAprender Ciências e Biologia em Pedagogias das Encruzilhadas551.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.