Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Avelar, Lara Isabele | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-22T18:53:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-22T18:53:31Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-15 | - |
| dc.identifier.citation | AVELAR, Lara Isabele. Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924 | - |
| dc.description.abstract | What can a science and biology education do that pays attention to the potential learning experiences that occur at the intersections between the university and an axé house? Based on this question, this work focuses on the researcher’s experiences as a graduate student in Biological Sciences and a religious practice of African origin. Knowledge from Umbanda and Candomblé is discussed with academics in the fields of natural sciences and education to consider educations that can occur at these crossroads. To this end, narratives were written that seek to revisit and map the affections, experiences, and knowledge between these two territories – the terreiro and the university. The emerging narratives highlight how historically delegitimized epistemologies find space to dialogue with science education through decolonial/countercolonial education, which mobilize Exu as a methodological principle and occur in conjunction with enchanted teaching. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação em Ciências | pt_BR |
| dc.subject | Science Education | pt_BR |
| dc.subject | Religiosidades de Matrizes Africanas | pt_BR |
| dc.subject | Encantamento | pt_BR |
| dc.subject | Encruzilhadas | pt_BR |
| dc.subject | Axé | pt_BR |
| dc.subject | African-origin Religions; | pt_BR |
| dc.subject | Crossroads | pt_BR |
| dc.subject | Enchantment | pt_BR |
| dc.title | Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Learning science and biology in pedagogies of the crossroads: confluences in university education and African-origin religions | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sales, Tiago Amaral | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2295345372533795 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Rigue, Fernanda Monteiro | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1520364228695308 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Marcelino, Mical de Melo | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2523817942820098 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6119211289200107 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O que pode uma educação em ciências e biologia que se coloca atenta às aprendizagens possíveis que se fazem nas confluências entre a universidade e uma casa de axé? A partir deste questionamento, este trabalho se debruça em vivências da pesquisadora em suas experiências enquanto licencianda em Ciências Biológicas e religiosa de matriz africana. São dialogados saberes da umbanda e do candomblé com os acadêmicos no campo das ciências da natureza e da educação para pensar em educações que possam acontecer nas encruzilhadas. Para isso, foram escritas narrativas que buscam revisitar e cartografar, afetos, vivências e saberes entre esses dois territórios – o terreiro e a universidade. As narrativas emergentes evidenciam como epistemologias historicamente deslegitimadas encontram espaço para dialogar com a educação em ciências por meio da educação decolonial/contracolonial, que mobiliza Exu como princípio metodológico e que ocorre em conjunto com o ensino encantado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 192494689 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AprenderCiênciasBiologia.pdf | Aprender Ciências e Biologia em Pedagogias das Encruzilhadas | 551.45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
