Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-9643-4078
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas
Título (s) alternativo (s): Learning science and biology in pedagogies of the crossroads: confluences in university education and African-origin religions
Autor: Avelar, Lara Isabele
Primer orientador: Sales, Tiago Amaral
Primer miembro de la banca: Rigue, Fernanda Monteiro
Segundo miembro de la banca: Marcelino, Mical de Melo
Resumen: O que pode uma educação em ciências e biologia que se coloca atenta às aprendizagens possíveis que se fazem nas confluências entre a universidade e uma casa de axé? A partir deste questionamento, este trabalho se debruça em vivências da pesquisadora em suas experiências enquanto licencianda em Ciências Biológicas e religiosa de matriz africana. São dialogados saberes da umbanda e do candomblé com os acadêmicos no campo das ciências da natureza e da educação para pensar em educações que possam acontecer nas encruzilhadas. Para isso, foram escritas narrativas que buscam revisitar e cartografar, afetos, vivências e saberes entre esses dois territórios – o terreiro e a universidade. As narrativas emergentes evidenciam como epistemologias historicamente deslegitimadas encontram espaço para dialogar com a educação em ciências por meio da educação decolonial/contracolonial, que mobiliza Exu como princípio metodológico e que ocorre em conjunto com o ensino encantado.
Abstract: What can a science and biology education do that pays attention to the potential learning experiences that occur at the intersections between the university and an axé house? Based on this question, this work focuses on the researcher’s experiences as a graduate student in Biological Sciences and a religious practice of African origin. Knowledge from Umbanda and Candomblé is discussed with academics in the fields of natural sciences and education to consider educations that can occur at these crossroads. To this end, narratives were written that seek to revisit and map the affections, experiences, and knowledge between these two territories – the terreiro and the university. The emerging narratives highlight how historically delegitimized epistemologies find space to dialogue with science education through decolonial/countercolonial education, which mobilize Exu as a methodological principle and occur in conjunction with enchanted teaching.
Palabras clave: Educação em Ciências
Science Education
Religiosidades de Matrizes Africanas
Encantamento
Encruzilhadas
Axé
African-origin Religions;
Crossroads
Enchantment
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AVELAR, Lara Isabele. Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924
Fecha de defensa: 15-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AprenderCiênciasBiologia.pdfAprender Ciências e Biologia em Pedagogias das Encruzilhadas551.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.