Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924| ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-9643-4078 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas |
| Alternate title (s): | Learning science and biology in pedagogies of the crossroads: confluences in university education and African-origin religions |
| Author: | Avelar, Lara Isabele |
| First Advisor: | Sales, Tiago Amaral |
| First member of the Committee: | Rigue, Fernanda Monteiro |
| Second member of the Committee: | Marcelino, Mical de Melo |
| Summary: | O que pode uma educação em ciências e biologia que se coloca atenta às aprendizagens possíveis que se fazem nas confluências entre a universidade e uma casa de axé? A partir deste questionamento, este trabalho se debruça em vivências da pesquisadora em suas experiências enquanto licencianda em Ciências Biológicas e religiosa de matriz africana. São dialogados saberes da umbanda e do candomblé com os acadêmicos no campo das ciências da natureza e da educação para pensar em educações que possam acontecer nas encruzilhadas. Para isso, foram escritas narrativas que buscam revisitar e cartografar, afetos, vivências e saberes entre esses dois territórios – o terreiro e a universidade. As narrativas emergentes evidenciam como epistemologias historicamente deslegitimadas encontram espaço para dialogar com a educação em ciências por meio da educação decolonial/contracolonial, que mobiliza Exu como princípio metodológico e que ocorre em conjunto com o ensino encantado. |
| Abstract: | What can a science and biology education do that pays attention to the potential learning experiences that occur at the intersections between the university and an axé house? Based on this question, this work focuses on the researcher’s experiences as a graduate student in Biological Sciences and a religious practice of African origin. Knowledge from Umbanda and Candomblé is discussed with academics in the fields of natural sciences and education to consider educations that can occur at these crossroads. To this end, narratives were written that seek to revisit and map the affections, experiences, and knowledge between these two territories – the terreiro and the university. The emerging narratives highlight how historically delegitimized epistemologies find space to dialogue with science education through decolonial/countercolonial education, which mobilize Exu as a methodological principle and occur in conjunction with enchanted teaching. |
| Keywords: | Educação em Ciências Science Education Religiosidades de Matrizes Africanas Encantamento Encruzilhadas Axé African-origin Religions; Crossroads Enchantment |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | AVELAR, Lara Isabele. Aprender ciências e biologia em pedagogias das encruzilhadas: confluências na formação universitária e nas religiosidades de matrizes africanas. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46924 |
| Date of defense: | 15-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AprenderCiênciasBiologia.pdf | Aprender Ciências e Biologia em Pedagogias das Encruzilhadas | 551.45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
