Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46895| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-7824-7396 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Os conteúdos de geografia da educação de jovens e adultos no ensino médiode Minas Gerais e as diretrizes curriculares para educação ambiental |
| Título (s) alternativo (s): | The geography contents of youth and adult education in high school in Minas Gerais and the curricular guidelines for environmental education |
| Autor: | Fernandes, Marcela Tomaz Silva |
| Primer orientador: | Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
| Primer miembro de la banca: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
| Segundo miembro de la banca: | Castanho, Roberto Barboza |
| Resumen: | A Geografia, enquanto ciência que estuda o espaço geográfico como produto das relações entre sociedade e natureza, apresenta-se como disciplina fundamental para a promoção de uma compreensão crítica das questões ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como a educação ambiental é abordada no currículo de Geografia da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio de Minas Gerais, investigando sua consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental (DCNEA). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem metodológica que integrou a análise documental e bibliográfica e aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia da EJA no EM. Esta pesquisa buscou contribuir para o debate sobre a integração da EA no currículo de Geografia da EJA e apresentar o potencial da disciplina no trabalho de temas ambientais possibilitando uma formação emancipadora. Os resultados desta pesquisa demonstram que os conteúdos de Geografia no Currículo Referência de Minas Gerais atendem parcialmente as DCNEA e que os professores não recebem a formação especifica garantida pelo referido documento. |
| Abstract: | Geography, as a science that studies geographic space as a product of the relationships between society and nature, stands as a fundamental discipline for promoting a critical understanding of environmental issues. This research aimed to understand how environmental education is addressed in the Geography curriculum of Youth and Adult Education (EJA) in High School in Minas Gerais, investigating its alignment with the National Curriculum Guidelines for Environmental Education (DCNEA). The research was developed through a methodological approach that integrated documental and bibliographic analysis, as well as the application of semi-structured interviews with Geography teachers in EJA at the High School level. This study aims to contribute to the debate on the integration of environmental education (EA) into the Geography curriculum of EJA and to highlight the potential of the discipline in addressing environmental themes, enabling an emancipatory education. The results of this research demonstrates that the Geography content in the Minas Gerais Reference Curriculum partially meets the DCNEA and that teachers are not provided with the specific training ensured by the mentioned document. |
| Palabras clave: | Documentos orientadores Currículo de Geografia Emancipação |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Tema: | Geografia Educação ambiental Educação de jovens e adultos |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
| Cita: | FERNANDES, Marcela Tomaz Silva. Os conteúdos de geografia da educação de jovens e adultos ensino médio de Minas Gerais e as diretrizes curriculares para educação ambiental. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5069. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5069 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46895 |
| Fecha de defensa: | 19-mar-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Geografia (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConteúdosGeografiaEducação.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
