Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Marcela Tomaz Silva-
dc.date.accessioned2025-09-22T12:30:33Z-
dc.date.available2025-09-22T12:30:33Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.citationFERNANDES, Marcela Tomaz Silva. Os conteúdos de geografia da educação de jovens e adultos ensino médio de Minas Gerais e as diretrizes curriculares para educação ambiental. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5069.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46895-
dc.description.abstractGeography, as a science that studies geographic space as a product of the relationships between society and nature, stands as a fundamental discipline for promoting a critical understanding of environmental issues. This research aimed to understand how environmental education is addressed in the Geography curriculum of Youth and Adult Education (EJA) in High School in Minas Gerais, investigating its alignment with the National Curriculum Guidelines for Environmental Education (DCNEA). The research was developed through a methodological approach that integrated documental and bibliographic analysis, as well as the application of semi-structured interviews with Geography teachers in EJA at the High School level. This study aims to contribute to the debate on the integration of environmental education (EA) into the Geography curriculum of EJA and to highlight the potential of the discipline in addressing environmental themes, enabling an emancipatory education. The results of this research demonstrates that the Geography content in the Minas Gerais Reference Curriculum partially meets the DCNEA and that teachers are not provided with the specific training ensured by the mentioned document.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDocumentos orientadorespt_BR
dc.subjectCurrículo de Geografiapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleOs conteúdos de geografia da educação de jovens e adultos no ensino médiode Minas Gerais e as diretrizes curriculares para educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeThe geography contents of youth and adult education in high school in Minas Gerais and the curricular guidelines for environmental educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardes, Maria Beatriz Junqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6028877637279493pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548418133047955pt_BR
dc.contributor.referee2Castanho, Roberto Barboza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342891291730467pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7691808732864373pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Geografia, enquanto ciência que estuda o espaço geográfico como produto das relações entre sociedade e natureza, apresenta-se como disciplina fundamental para a promoção de uma compreensão crítica das questões ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como a educação ambiental é abordada no currículo de Geografia da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio de Minas Gerais, investigando sua consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental (DCNEA). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem metodológica que integrou a análise documental e bibliográfica e aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia da EJA no EM. Esta pesquisa buscou contribuir para o debate sobre a integração da EA no currículo de Geografia da EJA e apresentar o potencial da disciplina no trabalho de temas ambientais possibilitando uma formação emancipadora. Os resultados desta pesquisa demonstram que os conteúdos de Geografia no Currículo Referência de Minas Gerais atendem parcialmente as DCNEA e que os professores não recebem a formação especifica garantida pelo referido documento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5069pt_BR
dc.orcid.putcode192495462-
dc.crossref.doibatchid8b9ecfab-549a-4363-8afb-521ec941290c-
dc.subject.autorizadoGeografiapt_BR
dc.subject.autorizadoEducação ambientalpt_BR
dc.subject.autorizadoEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConteúdosGeografiaEducação.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons