Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46836
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6956-0953
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estresse acadêmico e fatores associados em estudantes universitários
Título(s) alternativo(s): Academic Stress and Associated Factors in University Students
Autor(es): Santos, Vinícius Teixeira dos
Primeiro orientador: Wolkers, Carla Patrícia Bejo
Primeiro membro da banca: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
Segundo membro da banca: Serra, Mônica
Resumo: O estresse acadêmico constitui um fator que impacta de forma significativa tanto a saúde mental quanto o desempenho de estudantes universitários. Esta pesquisa teve como foco central a análise do estresse percebido entre universitários, buscando compreender as formas como esses indivíduos lidam com tais situações. Para mensuração dos níveis de estresse, utilizou-se a Escala de Estresse Percebido (PSS-10), instrumento amplamente validado e frequentemente empregado em estudos sobre saúde mental. Além disso, foi aplicado um questionário sociodemográfico, contemplando também os principais estressores presentes no contexto acadêmico. Os resultados apontaram a ocorrência de estresse em nível moderado entre os participantes, confirmando a influência significativa do ambiente universitário sobre o bem-estar dos estudantes. Não foram identificadas diferenças relevantes relacionadas à renda, à prática de atividade física ou à etapa da graduação. Entretanto, verificou-se maior nível de estresse entre estudantes do sexo biológico feminino, ao passo que os universitários mais velhos apresentaram níveis mais baixos de estresse. Os achados deste estudo reforçam a importância da implementação de políticas institucionais voltadas à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico.
Abstract: Academic stress is a factor that significantly impacts both the mental health and academic performance of university students. The central focus of this research was the analysis of perceived stress among undergraduates, seeking to understand how these individuals cope with such situations. To measure stress levels, the Perceived Stress Scale (PSS-10) was applied, an instrument widely validated and frequently used in mental health studies. In addition, a sociodemographic questionnaire was administered, which also addressed the main stressors present in the academic environment. The results indicated moderate levels of stress among the participants, confirming the significant influence of the university environment on students’ psychological well-being. No relevant differences were found with respect to income, physical activity, or stage of graduation. However, higher stress levels were observed among students of female biological sex, whereas older students showed lower stress levels. The findings of this study reinforce the importance of implementing institutional policies aimed at promoting mental health within the academic environment
Palavras-chave: Ambiente acadêmico
Estressores
PSS-10
Saúde mental
Academic environment;
Mental health
Stressors
University
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Vinícius Teixeira dos. Estresse acadêmico e fatores associados em estudantes universitários. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46836
Data de defesa: 8-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstresseAcadêmicoFatores.pdfTCC509.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.