Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46836| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-6956-0953 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Estresse acadêmico e fatores associados em estudantes universitários |
| Título (s) alternativo (s): | Academic Stress and Associated Factors in University Students |
| Autor: | Santos, Vinícius Teixeira dos |
| Primer orientador: | Wolkers, Carla Patrícia Bejo |
| Primer miembro de la banca: | Rezende, Alexandre Azenha Alves de |
| Segundo miembro de la banca: | Serra, Mônica |
| Resumen: | O estresse acadêmico constitui um fator que impacta de forma significativa tanto a saúde mental quanto o desempenho de estudantes universitários. Esta pesquisa teve como foco central a análise do estresse percebido entre universitários, buscando compreender as formas como esses indivíduos lidam com tais situações. Para mensuração dos níveis de estresse, utilizou-se a Escala de Estresse Percebido (PSS-10), instrumento amplamente validado e frequentemente empregado em estudos sobre saúde mental. Além disso, foi aplicado um questionário sociodemográfico, contemplando também os principais estressores presentes no contexto acadêmico. Os resultados apontaram a ocorrência de estresse em nível moderado entre os participantes, confirmando a influência significativa do ambiente universitário sobre o bem-estar dos estudantes. Não foram identificadas diferenças relevantes relacionadas à renda, à prática de atividade física ou à etapa da graduação. Entretanto, verificou-se maior nível de estresse entre estudantes do sexo biológico feminino, ao passo que os universitários mais velhos apresentaram níveis mais baixos de estresse. Os achados deste estudo reforçam a importância da implementação de políticas institucionais voltadas à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico. |
| Abstract: | Academic stress is a factor that significantly impacts both the mental health and academic performance of university students. The central focus of this research was the analysis of perceived stress among undergraduates, seeking to understand how these individuals cope with such situations. To measure stress levels, the Perceived Stress Scale (PSS-10) was applied, an instrument widely validated and frequently used in mental health studies. In addition, a sociodemographic questionnaire was administered, which also addressed the main stressors present in the academic environment. The results indicated moderate levels of stress among the participants, confirming the significant influence of the university environment on students’ psychological well-being. No relevant differences were found with respect to income, physical activity, or stage of graduation. However, higher stress levels were observed among students of female biological sex, whereas older students showed lower stress levels. The findings of this study reinforce the importance of implementing institutional policies aimed at promoting mental health within the academic environment |
| Palabras clave: | Ambiente acadêmico Estressores PSS-10 Saúde mental Academic environment; Mental health Stressors University |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SANTOS, Vinícius Teixeira dos. Estresse acadêmico e fatores associados em estudantes universitários. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46836 |
| Fecha de defensa: | 8-sep-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstresseAcadêmicoFatores.pdf | TCC | 509.12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
