Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46836
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6956-0953
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Estresse acadêmico e fatores associados em estudantes universitários
Alternate title (s): Academic Stress and Associated Factors in University Students
Author: Santos, Vinícius Teixeira dos
First Advisor: Wolkers, Carla Patrícia Bejo
First member of the Committee: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
Second member of the Committee: Serra, Mônica
Summary: O estresse acadêmico constitui um fator que impacta de forma significativa tanto a saúde mental quanto o desempenho de estudantes universitários. Esta pesquisa teve como foco central a análise do estresse percebido entre universitários, buscando compreender as formas como esses indivíduos lidam com tais situações. Para mensuração dos níveis de estresse, utilizou-se a Escala de Estresse Percebido (PSS-10), instrumento amplamente validado e frequentemente empregado em estudos sobre saúde mental. Além disso, foi aplicado um questionário sociodemográfico, contemplando também os principais estressores presentes no contexto acadêmico. Os resultados apontaram a ocorrência de estresse em nível moderado entre os participantes, confirmando a influência significativa do ambiente universitário sobre o bem-estar dos estudantes. Não foram identificadas diferenças relevantes relacionadas à renda, à prática de atividade física ou à etapa da graduação. Entretanto, verificou-se maior nível de estresse entre estudantes do sexo biológico feminino, ao passo que os universitários mais velhos apresentaram níveis mais baixos de estresse. Os achados deste estudo reforçam a importância da implementação de políticas institucionais voltadas à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico.
Abstract: Academic stress is a factor that significantly impacts both the mental health and academic performance of university students. The central focus of this research was the analysis of perceived stress among undergraduates, seeking to understand how these individuals cope with such situations. To measure stress levels, the Perceived Stress Scale (PSS-10) was applied, an instrument widely validated and frequently used in mental health studies. In addition, a sociodemographic questionnaire was administered, which also addressed the main stressors present in the academic environment. The results indicated moderate levels of stress among the participants, confirming the significant influence of the university environment on students’ psychological well-being. No relevant differences were found with respect to income, physical activity, or stage of graduation. However, higher stress levels were observed among students of female biological sex, whereas older students showed lower stress levels. The findings of this study reinforce the importance of implementing institutional policies aimed at promoting mental health within the academic environment
Keywords: Ambiente acadêmico
Estressores
PSS-10
Saúde mental
Academic environment;
Mental health
Stressors
University
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Vinícius Teixeira dos. Estresse acadêmico e fatores associados em estudantes universitários. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46836
Date of defense: 8-Sep-2025
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstresseAcadêmicoFatores.pdfTCC509.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.