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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46769| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-5471-6046 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Desafios e possibilidades na formação do professor de geografia: Estágio e a sequência didática (SD) como prática pedagógica |
| Autor(es): | Moreira, João Vítor da Silva |
| Primeiro orientador: | De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza |
| Primeiro membro da banca: | De La Fuente, Adriano Rodrigues De Souza |
| Segundo membro da banca: | Moura, Gerusa Gonçalves |
| Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de formação docente a partir da experiência vivida no estágio supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia. O objetivo principal foi compreender os desafios e as possibilidades que emergem da prática pedagógica com o uso da sequência didática (SD), compreendendo como essa ferramenta pode contribuir tanto para o desenvolvimento da identidade docente quanto para a aprendizagem dos alunos. Como objetivos específicos, busca-se: (a) contextualizar o ensino de Geografia frente às transformações históricas e legais da educação brasileira; (b) discutir os fundamentos teóricos e metodológicos das sequências didáticas; (c) identificar os principais desafios enfrentados no ensino de Geografia na atualidade; e (d) propor reflexões sobre como as sequências didáticas podem auxiliar na superação desses desafios e na promoção de um aprendizado mais efetivo. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada em observação participante, relato de experiência e análise dos registros produzidos pelos estudantes após a aplicação da sequência. A proposta foi desenvolvida com uma turma do primeiro ano do ensino médio e teve como tema a hidrografia, com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Tijuco, localizada no município da escola. A sequência foi dividida em dois momentos: uma aula teórica e uma aula prática, que culminou na construção de uma maquete representativa da bacia hidrográfica local. Os resultados demonstraram que, além de promover uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade dos alunos, a prática permitiu ao professor em formação vivenciar o planejamento, a execução e a adaptação de atividades didáticas em um ambiente real de ensino. A experiência reforça a importância do estágio como espaço de experimentação e construção pedagógica, bem como evidencia o potencial das sequências didáticas como recurso metodológico no ensino de Geografia. |
| Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Formação Docente Geografia Escolar Sequência Didática Ensino de Hidrografia |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MOREIRA, João Vítor da Silva. Desafios e possibilidades na formação do professor de geografia: Estágio e a sequência didática (SD) como prática pedagógica. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46769 |
| Data de defesa: | 20-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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