Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46769
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-5471-6046
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desafios e possibilidades na formação do professor de geografia: Estágio e a sequência didática (SD) como prática pedagógica
Author: Moreira, João Vítor da Silva
First Advisor: De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza
First member of the Committee: De La Fuente, Adriano Rodrigues De Souza
Second member of the Committee: Moura, Gerusa Gonçalves
Summary: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de formação docente a partir da experiência vivida no estágio supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia. O objetivo principal foi compreender os desafios e as possibilidades que emergem da prática pedagógica com o uso da sequência didática (SD), compreendendo como essa ferramenta pode contribuir tanto para o desenvolvimento da identidade docente quanto para a aprendizagem dos alunos. Como objetivos específicos, busca-se: (a) contextualizar o ensino de Geografia frente às transformações históricas e legais da educação brasileira; (b) discutir os fundamentos teóricos e metodológicos das sequências didáticas; (c) identificar os principais desafios enfrentados no ensino de Geografia na atualidade; e (d) propor reflexões sobre como as sequências didáticas podem auxiliar na superação desses desafios e na promoção de um aprendizado mais efetivo. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada em observação participante, relato de experiência e análise dos registros produzidos pelos estudantes após a aplicação da sequência. A proposta foi desenvolvida com uma turma do primeiro ano do ensino médio e teve como tema a hidrografia, com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Tijuco, localizada no município da escola. A sequência foi dividida em dois momentos: uma aula teórica e uma aula prática, que culminou na construção de uma maquete representativa da bacia hidrográfica local. Os resultados demonstraram que, além de promover uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade dos alunos, a prática permitiu ao professor em formação vivenciar o planejamento, a execução e a adaptação de atividades didáticas em um ambiente real de ensino. A experiência reforça a importância do estágio como espaço de experimentação e construção pedagógica, bem como evidencia o potencial das sequências didáticas como recurso metodológico no ensino de Geografia.
Keywords: Estágio Supervisionado
Formação Docente
Geografia Escolar
Sequência Didática
Ensino de Hidrografia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MOREIRA, João Vítor da Silva. Desafios e possibilidades na formação do professor de geografia: Estágio e a sequência didática (SD) como prática pedagógica. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46769
Date of defense: 20-May-2025
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafiosPossibilidadesFormação.pdfTCC1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.