Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46769
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMoreira, João Vítor da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-08T12:39:35Z-
dc.date.available2025-09-08T12:39:35Z-
dc.date.issued2025-05-20-
dc.identifier.citationMOREIRA, João Vítor da Silva. Desafios e possibilidades na formação do professor de geografia: Estágio e a sequência didática (SD) como prática pedagógica. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46769-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Hidrografiapt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades na formação do professor de geografia: Estágio e a sequência didática (SD) como prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564pt_BR
dc.contributor.referee1De La Fuente, Adriano Rodrigues De Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Gerusa Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de formação docente a partir da experiência vivida no estágio supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Geografia. O objetivo principal foi compreender os desafios e as possibilidades que emergem da prática pedagógica com o uso da sequência didática (SD), compreendendo como essa ferramenta pode contribuir tanto para o desenvolvimento da identidade docente quanto para a aprendizagem dos alunos. Como objetivos específicos, busca-se: (a) contextualizar o ensino de Geografia frente às transformações históricas e legais da educação brasileira; (b) discutir os fundamentos teóricos e metodológicos das sequências didáticas; (c) identificar os principais desafios enfrentados no ensino de Geografia na atualidade; e (d) propor reflexões sobre como as sequências didáticas podem auxiliar na superação desses desafios e na promoção de um aprendizado mais efetivo. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada em observação participante, relato de experiência e análise dos registros produzidos pelos estudantes após a aplicação da sequência. A proposta foi desenvolvida com uma turma do primeiro ano do ensino médio e teve como tema a hidrografia, com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Tijuco, localizada no município da escola. A sequência foi dividida em dois momentos: uma aula teórica e uma aula prática, que culminou na construção de uma maquete representativa da bacia hidrográfica local. Os resultados demonstraram que, além de promover uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade dos alunos, a prática permitiu ao professor em formação vivenciar o planejamento, a execução e a adaptação de atividades didáticas em um ambiente real de ensino. A experiência reforça a importância do estágio como espaço de experimentação e construção pedagógica, bem como evidencia o potencial das sequências didáticas como recurso metodológico no ensino de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.orcid.putcode191466391-
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesafiosPossibilidadesFormação.pdfTCC1.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.