Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46732
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Compreendendo as minhas experiências com emoções nas aulas com crianças do ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Understanding my experiences with emotions in classes with elementary school children
Autor(es): Vieira, Adriane Borges Faustino
Primeiro orientador: Mello, Dilma Maria de
Primeiro membro da banca: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Segundo membro da banca: Ribas, Fernanda
Resumo: O objetivo geral desta investigação foi compreender narrativamente minhas emoções nas experiências em sala de aula. De forma mais específica, busquei compreender narrativamente como construí “conhecimento prático-profissional” a partir das emoções vivenciadas em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em 2023/2024 e teve como base teórico-metodológica a Pesquisa Narrativa, tal como proposta por Clandinin e Connelly (2000, 2011, 2015). Nesta pesquisa atuei como pesquisadora e participante de pesquisa. Por meio das experiências vividas e narradas, relacionadas à minha trajetória como professora fui melhor compreendendo minha jornada de construção de conhecimento prático-profissional (Clandinin; Connelly 1995; Elbaz, 1983). Como instrumentos para a composição de textos de campo, utilizei meus cadernos de anotações, minhas notas de campo e a linha do tempo. Teoricamente considerei principalmente os estudos sobre emoções (Barcelos 2010, 2015, 2018, 2021, 2022) e Aragão (2005, 2011), além dos estudos sobre conhecimento prático-profissional conforme (Clandinin; Connelly 1995; Elbaz, 1983; e discussões de Colmanetti, 2016. A partir das narrativas de minhas próprias experiências como docente, pude perceber que essas experiências são permeadas por várias emoções, que podem ser experenciadas positivamente e negativamente e que influenciam minha prática docente. Ao longo e ao final de meu processo de pesquisa compreendi que é difícil ter controle das minhas emoções e das pessoas ao meu redor, como eu imaginava no início deste estudo. Entendo agora, também, que todas as experiências vividas podem contribuir para a construção de meu conhecimento prático-pessoal e de meu conhecimento prático-profissional. Além disso, compreendi que a temática abordada nesta dissertação ainda necessita de mais estudos que possam explorar e aprofundar a construção de conhecimento na formação docente, considerando diferentes instâncias (Ely, Vinz, Anzul e Downing, 2001) daquelas que contribuíram para o meu olhar narrativo ao longo desta pesquisa.
Abstract: The main objective of the present investigation was to narratively analyze my emotions in classroom experiences. More specifically, I sought to understand, through my own narratives, how I constructed “practical-professional knowledge” based on the emotions I experienced in the classroom. The study was carried out in 2023/2024 and was based on the theoretical methodological framework of Narrative Research, as proposed by Clandinin and Connelly (2000, 2011, 2015). I served as subject and researcher of this study. Through the experiences narrated, related to my trajectory as a teacher, I got to know, understand and experience the practical-professional perspective of my journey as a teacher (Clandinin; Connelly 1995; Elbaz, 1983). As instruments for the development of field texts, I used my notebooks, my field notes and the timeline. Regarding the theoretical framework that supported the research, the studies about emotions (Barcelos, 2010; 2015; 2018; 2021; 2022; Aragão, 2005; 2011) were considered. I also sought to learn about theorists who deal with the topic of emotions from studies concerning practical-professional knowledge (Clandinin; Connelly, 1995; Elbaz, 1983; Colmanetti, 2016). From the narratives of my own experiences as a teacher, I was able to perceive that these experiences are permeated by various emotions, both positive and negative, which certainly influence my teaching practice. At the end of my research I understood that even though I cannot have control over my emotions, much less over the people around me, every experience I have will certainly help me build my practical-personal and practical professional knowledge. Besides, I learned that the core subject of this essay needs more studies concerning the build of knowledge on the teaching formation, considering different instances (Ely, Vinz, Anzul and Downing, 2001) from the ones that contributed to my narrative perspective throughout this research.
Palavras-chave: Pesquisa Narrativa
Emoções
Conhecimento Prático-Pessoal
Conhecimento Prático-Profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Assunto: Linguística
Observação (Método educacional)
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: VIEIRA, Adriane Borges Faustino. Compreendendo minhas experiências com emoções nas aulas com crianças do ensino Fundamental I. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.271.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.271
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46732
Data de defesa: 30-Abr-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompreendendoMinhasExperiências.pdf2.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons