Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Adriane Borges Faustino-
dc.date.accessioned2025-09-02T13:14:16Z-
dc.date.available2025-09-02T13:14:16Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationVIEIRA, Adriane Borges Faustino. Compreendendo minhas experiências com emoções nas aulas com crianças do ensino Fundamental I. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.271.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46732-
dc.description.abstractThe main objective of the present investigation was to narratively analyze my emotions in classroom experiences. More specifically, I sought to understand, through my own narratives, how I constructed “practical-professional knowledge” based on the emotions I experienced in the classroom. The study was carried out in 2023/2024 and was based on the theoretical methodological framework of Narrative Research, as proposed by Clandinin and Connelly (2000, 2011, 2015). I served as subject and researcher of this study. Through the experiences narrated, related to my trajectory as a teacher, I got to know, understand and experience the practical-professional perspective of my journey as a teacher (Clandinin; Connelly 1995; Elbaz, 1983). As instruments for the development of field texts, I used my notebooks, my field notes and the timeline. Regarding the theoretical framework that supported the research, the studies about emotions (Barcelos, 2010; 2015; 2018; 2021; 2022; Aragão, 2005; 2011) were considered. I also sought to learn about theorists who deal with the topic of emotions from studies concerning practical-professional knowledge (Clandinin; Connelly, 1995; Elbaz, 1983; Colmanetti, 2016). From the narratives of my own experiences as a teacher, I was able to perceive that these experiences are permeated by various emotions, both positive and negative, which certainly influence my teaching practice. At the end of my research I understood that even though I cannot have control over my emotions, much less over the people around me, every experience I have will certainly help me build my practical-personal and practical professional knowledge. Besides, I learned that the core subject of this essay needs more studies concerning the build of knowledge on the teaching formation, considering different instances (Ely, Vinz, Anzul and Downing, 2001) from the ones that contributed to my narrative perspective throughout this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectPesquisa Narrativapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectConhecimento Prático-Pessoalpt_BR
dc.subjectConhecimento Prático-Profissionalpt_BR
dc.titleCompreendendo as minhas experiências com emoções nas aulas com crianças do ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding my experiences with emotions in classes with elementary school childrenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8539603114398419pt_BR
dc.contributor.referee1Ferenc, Alvanize Valente Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3090603419576186pt_BR
dc.contributor.referee2Ribas, Fernanda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6108282148000187pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desta investigação foi compreender narrativamente minhas emoções nas experiências em sala de aula. De forma mais específica, busquei compreender narrativamente como construí “conhecimento prático-profissional” a partir das emoções vivenciadas em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em 2023/2024 e teve como base teórico-metodológica a Pesquisa Narrativa, tal como proposta por Clandinin e Connelly (2000, 2011, 2015). Nesta pesquisa atuei como pesquisadora e participante de pesquisa. Por meio das experiências vividas e narradas, relacionadas à minha trajetória como professora fui melhor compreendendo minha jornada de construção de conhecimento prático-profissional (Clandinin; Connelly 1995; Elbaz, 1983). Como instrumentos para a composição de textos de campo, utilizei meus cadernos de anotações, minhas notas de campo e a linha do tempo. Teoricamente considerei principalmente os estudos sobre emoções (Barcelos 2010, 2015, 2018, 2021, 2022) e Aragão (2005, 2011), além dos estudos sobre conhecimento prático-profissional conforme (Clandinin; Connelly 1995; Elbaz, 1983; e discussões de Colmanetti, 2016. A partir das narrativas de minhas próprias experiências como docente, pude perceber que essas experiências são permeadas por várias emoções, que podem ser experenciadas positivamente e negativamente e que influenciam minha prática docente. Ao longo e ao final de meu processo de pesquisa compreendi que é difícil ter controle das minhas emoções e das pessoas ao meu redor, como eu imaginava no início deste estudo. Entendo agora, também, que todas as experiências vividas podem contribuir para a construção de meu conhecimento prático-pessoal e de meu conhecimento prático-profissional. Além disso, compreendi que a temática abordada nesta dissertação ainda necessita de mais estudos que possam explorar e aprofundar a construção de conhecimento na formação docente, considerando diferentes instâncias (Ely, Vinz, Anzul e Downing, 2001) daquelas que contribuíram para o meu olhar narrativo ao longo desta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration84pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.271pt_BR
dc.crossref.doibatchiddbf70425-cf66-45aa-aaae-a1f0ab15b8e5-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoObservação (Método educacional)pt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompreendendoMinhasExperiências.pdf2.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons